Quando Rhythm Is a Dancer saiu em 1992, nada indicava que a faixa se tornaria um dos pilares da Eurodance. Pelo contrário: a gravadora Logic inicialmente não planejava lançá-la como single. A aposta para apresentar o álbum The Madman’s Return fora outra faixa, Colour of Love, um lançamento que teve resultados apenas ok — número 9 na Alemanha e apenas 54 no Reino Unido — mas bem longe de um impacto global. Nesse cenário, Rhythm Is a Dancer foi tratada como material secundário e acabou entrando apenas como um faixa bônus no CD, sequer aparecendo na prensagem original em vinil.
A percepção começou a mudar quando a própria Logic decidiu testar a música em ambientes reais de pista, especialmente no Omen — club de Frankfurt fundado por Sven Väth e considerado uma das referências da época. A reação do público foi imediata e consistente, revelando que a faixa tinha um apelo clubber evidente que o time de A&R não havia captado até então. A partir desses testes, a gravadora reconsiderou sua estratégia e decidiu enfim lançar a música como segundo single, em 30 de março de 1992.
Parte do impacto se deve também aos elementos vocais de Thea Austin, cuja interpretação ajudou a dar identidade à faixa, incluindo o verso que gerou pequena controvérsia na época — “I’m serious as cancer” — frequentemente lembrado como exemplo de ousadia lírica dentro de um produto destinado às pistas. Com a nova aposta da gravadora, Rhythm Is a Dancer rapidamente se tornou um fenômeno: alcançou o topo das paradas em diversos países, permaneceu seis semanas em #1 no Reino Unido e terminou como o segundo single mais vendido de 1992 no país. Na Europa, replicou o feito em mercados como Alemanha, França e Itália.
O contraste entre o status inicial — praticamente um bônus relegado ao final de um CD — e o impacto final ajuda a explicar por que a faixa se tornou um caso paradigmático na história da dance music. Rhythm Is a Dancer não apenas definiu o som do Snap!, mas moldou os contornos estéticos da Eurodance nos anos seguintes, demonstrando como a leitura das pistas e a escuta atenta ao público podem reverter uma avaliação equivocada e transformar um quase-acidente de catálogo em um clássico absoluto.