Lançamentos

Out Now | VHOOR – Ritmo [VHOOR]

O jovem produtor mineiro, VHOOR, também conhecido como Victor Hugo Oliveira Rodrigues, acaba de lançar seu quinto álbum e mostra, mais uma vez, que a imersão na cultura brasileira pode ser uma fonte inesgotável de criatividade. Após soltar o single Primavera, Ritmo se ilumina sob a influência nordestina proveniente do Samba de Coco, uma variação da dança e ritmo de uma vertente chamada Coco. Aqui, o artista que sempre busca pela pluralidade sonora e reverenciar suas origens, coloca como ponto central as comunidades quilombolas do Brasil no estado de Pernambuco. Comunidades quilombolas são assentamentos fundados por escravos fugidos e continuam a ser símbolos poderosos da identidade, cultura e resistência afro-brasileira.

Em sua alquimia musical de ode a essa cultura temos a atmosfera de um braço mais lento do Funk e uma nuance de latinidade. Já nos primeiros minutos de audição da faixa Verde no Bandcamp do artista, o convite fica claro: despressurizar a mente para entender o que vem na sequência. A cadência nordestina vai ficando cada vez mais perceptível e marcada conforme o projeto vai se desenrolando. Real e Norte trazem esse conceito de forma bem expressiva. VHOOR honra fielmente a paleta musical linkada às suas raízes e influências e embaralha elementos provenientes das heranças afro-brasileiras com colagens que promovem um balanço leve entre dança ancestral e futurismo. 

É, indiscutivelmente, um dos nomes mais fortes do Chill Baile, ramificação recente do Funk Brasil, que mistura o Chill Trap e oFunk, mas que vai além, por compilar diversas referências em seu escopo. Vale ressaltar que o artista é um dos cabeças do Baile Room, um movimento que funciona como um laboratório experimental dessas sonoridades em Belo Horizonte e que tem contribuído fortemente para disseminar a cultura musical local e, consequentemente, moldar a cena contemporânea nacional, que traz o Funk como protagonista. Um nome que você deve manter em seu radar!

A música conecta.

Compartilhe