Skip to content
A música conecta

Special Series | Masters At Work

Por Laura Marcon em Special Series 03.08.2020

Falar sobre os primeiros passos da House Music e não falar em Masters At Work é simplesmente deixar uma lacuna nessa história que é a base para tudo o que consumimos hoje na música eletrônica. Os responsáveis por criar e disseminar as novas ondas sonoras, são, até hoje, heróis e, por que não, lendas vivas que na base da experimentação, colaboração entre artistas e muita criatividade se aventuraram em um novo universo que conquistou a indústria fonográfica e principalmente as pistas de dança de todo o mundo de forma exponencial e permanente.

+++ O Twitter é a forma mais rápida de nos conectarmos a você. Siga o Alataj por lá

Quem acompanha de perto o trabalho desse projeto sabe de sua relevância, mas pra quem está lendo Masters At Work, a gente te apresenta: o projeto é formado por dois gigantes da música, “Little” Louie Vega e Kenny “Dope” Gonzalez, dois nova-iorquinos de raízes porto-riquenha que cresceram em meio à música, principalmente às sonoridades latinas dos anos 70. A base musical veio da própria família que já era envolvida com música em bandas de salsa. Cada um no seu canto, cada um conquistando seu próprio espaço enquanto DJs e, já no início dos anos 80, ambos eram reconhecidos por seu trabalho enquanto produtores e DJs: Vega com sua inclinação à Disco Music, enquanto Gonzalez totalmente imerso na cena do Hip Hop e Rap.

Já no final dos anos 80, Gonzalez atuava com um time de artistas que se intitulavam The Masters At Work (Os mestres no trabalho). Um amigo próximo dele chamado Todd Terry,- sim, esse mesmo – pediu o nome emprestado para lançar uma faixa e, de brinde, trouxe Louie Vega junto com ele. A sintonia não poderia ter sido maior. Vega trouxe seu fascínio pelas linhas de grave dançantes enquanto Gonzalez focava em beats e samples. A dupla começou a usar o nome Masters At Work (ou MAW) no começo dos anos 90 e a partir de então emplacaram uma sequência de hits e clássicos que escutamos até hoje na pista de dança.

Mais do que produtores de faixas originais, uma das maiores contribuições da dupla na história da música foi a infinidade de remixes que eles elaboraram para diversos artistas de linhas mais comerciais como Pop, Hip Hop e Disco. Hoje, podemos dizer com tranquilidade que o duo é um dos maiores remixadores da história da música eletrônica, trabalhando em conjunto com artistas como Michael Jackson, Madonna, Donna Summer, Gus Gus, Jody Watley, Janet Jackson, Jamiroquai, Earth Wind & Fire, Stephanie Mills, Everything But the Girl, Chic, Soul II Soul, Neneh Cherry, Ce Ce Peniston e muitos outros. 

Em 1998, Vega e Gonzalez fundaram a MAW Records, selo que impulsionou a carreira de grandes nomes da música como Dimitri From Paris, Kenny Dope, Johnny D, entre outros, além de lançarem suas próprias faixas através do próprio Masters At Work e também de projetos encabeçados por eles como KenLou, Sole Fusion e Nuyorican Soul. Atualmente, a gravadora trabalha também com os sub labels Kay-Dee Records, Kenlou Records, MAW Classics e Vega Records

https://www.instagram.com/p/BVSoUgmBLLk/

Paralelamente, eles também seguiram com suas carreiras solo e mais uma vez atingiram muito sucesso. Gonzalez participou de grupos importantes da Dance Music como o Bucketheads, criadores do grande clássico The Bomb(These Sounds Fall into My Mind) and Got Myself Together, enquanto “Little” Louie Vega mostrou que de pequeno nada tem e faturou um Grammy e outras seis indicações por remixes e produções originais. Ele também é hoje um dos maiores representantes do Soulful House e tem sido um dos grandes destaques desse período de isolamento, apresentando sets semanais de diversos estilos musicais.

Definitivamente não haveria nenhum outro nome tão condizente ao que vem sendo desenvolvido há 30 anos. Louie Vega e Kenny Gonzalez são mestres em seu trabalho e figuras imprescindíveis para conhecer, estudar, acompanhar e, é claro, se deleitar musicalmente.

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024