Skip to content
A música conecta

Who? Varhat

Por Caio Stanccione em Who? 22.01.2021

Que a França é lar de grandes nomes do Minimal não é novidade pra ninguém, não é mesmo? Na última década, pudemos observar um imprint ganhar grande força mundial quando o assunto é sonoridades abstratas. A Yoyaku surgiu no ano de 2013 por Benjamin Belaga que, observando seus amigos DJs sem representação comercial, decidiu criar uma agência para executar essa tarefa.

Yoyaku Record Store, localizada na capital francesa, Paris

Um dos artistas que estão com a Yoyaku desde o seu começo é Vincent Lubelli aka Varhat, amigo de longa data de Beluga e também nativo de Estrasburgo. Vincent é relativamente novo dentro da música e começou a lançar suas músicas a partir de 2016 através da estrutura de labels e distribuição que a Yoyaku possui. Seu primeiro lançamento, Suguri, saiu através da Yoy e conta com três faixas. Você pode ouvir a que eu mais curto no player abaixo.

Varhat tem um significado. A letra V vem de seu nome, Vincent e Arhat é um termo sânscrito vindo do budismo, utilizado para designar uma pessoa que tem elevada estatura espiritual. E faz sentido, suas faixas sempre tem um quê de esotérico, seja pela timbragem ou pela construção rítmica que tem alto poder de hipnose em que ouve e toca.  

Varhat

Varhat se conectou com a música eletrônica através de seu irmão mais velho, que discoteca por hobbie. Após observar e aprender a tocar, Vincent percebeu que precisava dar o passo extra que todo DJ gosta dar: produzir suas próprias faixas. Seu primeiro contato com o Ableton foi em torno de seus 18 anos, quando ainda estava na escola técnica. Não demorou muito para que ele passasse a apresentar esboços interessantes e ganhasse incentivo de seus amigos para continuar a aprender a arte da produção musical.  

Antes de lançar o que é tido como seu primeiro disco no ano de 2016, um ano antes, Varhat lançou sua primeira faixa em um VA elaborado pela gravadora Crocus, da Ucrânia. A gravadora já foi extinta e conta com apenas cinco releases. Mantra fez parte do disco de estréia da gravadora e conta com quatro faixas por Triptill, Raru e Vendi. Eu diria que é um belo jeito de começar a lançar músicas.

Hoje, Varhat é parte daquela seleta gama de artistas que conquistou o ouvido e os pés dos adeptos do Minimal, seja em seus sets bem trabalhados ou em suas produções que possuem muita personalidade, Vincent virou um artista obrigatório no case de muitos DJs na França e no mundo. 

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024