Skip to content
A música conecta

10 locais, marcas e eventos que contribuem para efervescência criativa de Amsterdam

Por Inacio Martinelli em Notícias 01.08.2018

A capital da Holanda é conhecida por seus belos canais, coffee shops e políticas progressistas. Porém, Amsterdam também se firmou como um dos principais destinos para os fãs de música eletrônica. Além de ser sede do ADE, a mais importante conferência focada em Dance Music no mundo, a cidade possui clubs respeitados, um calendário de festas com nomes de peso o ano inteiro e festivais disputadíssimos no verão.

A cena local é consolidada há um bom tempo e, hoje em dia, é possível dizer que Amsterdam está no mesmo patamar de cidades como Berlim, Nova Iorque e Barcelona. O governo municipal entende a importância da economia noturna e a capital holandesa foi o primeiro local a ter um Night Mayor (Prefeito da Noite). O objetivo é ter um representante da cadeia produtiva da vida noturna fazendo a ligação entre empresários, produtores de eventos, donos de clubs, bares e venues com o poder público, de forma que os interesses de ambas as partes sejam atendidos. Desde então, a ideia já foi copiada por cidades como Paris, Zurich e Londres.

A capital da Holanda é chamada de casa por artistas como Tom Trago, San Proper e Juju & Jordash, que se apresentam por lá regularmente. Um de seus grandes atrativos é a transformação de espaços em desuso em locais de arte e cultura. Portanto, se você está indo para o Dekmantel Festival, que rola de 1 a 5 de agosto, confira dez locais, marcas e eventos que contribuem para a ebulição da indústria criativa de Amsterdam:

Rush Hour | Loja de discos, label e produtora de eventos, desde 1997 a Rush Hour é uma das mais importantes marcas da cidade. Por aqui, Antal já concedeu entrevista e separou alguma das preciosidades presentes na loja.

Red Light Radio | Rádio online localizada no infame Red Light District, que transmite shows diários com importantes nomes da cena, produz eventos próprios e possui uma loja física desde o ano passado.

Paradiso | Antiga igreja que foi transformada na casa de shows mais tradicional da cidade e uma das mais conhecidas da Europa. Desde 1968, o espaço é um hub criativo no centro de Amsterdam.

Melkweg | Outra tradicional venue da cidade, o Melkweg foi criado em 1970 e costumava ser uma fábrica de laticínios. Hoje em dia, abriga eventos de diversos tipos em seus vários espaços.

De School | Antiga escola transformada em um club com licença 24 horas, além de também abrigar um restaurante elogiado pela crítica, café, pequena venue para shows e galeria de arte. A equipe por trás do De School, uma das sedes do Dekmantel by Night, é a mesma que comandava o Trouw, lendário club que fechou em 2015.

Shelter | Importante venue da nova safra de clubs de Amsterdam. Criado em 2016, Shelter é um porão com excelente soundsystem e programação de ponta no norte da cidade. O local também vai abrigar a programação do Dekmantel by Night.

Gashouder | Mais um local que mostra a capacidade da cidade de transformar espaços. Gashouder é um antigo complexo industrial que virou uma venue para 3500 pessoas, abrigando algumas das maiores festas da capital holandesa.

Radion | Também sede do Dekmantel by Night, o Radion já foi uma clínica odontológica e agora movimenta a parte oeste de Amsterdam com festas e eventos especiais.

Pride Amsterdam | Barcos com muito glitter atravessam os famosos canais da cidade. Esse ano, a Parada Gay de Amsterdam acontece no dia 4 de agosto, mesmo fim de semana do Dekmantel Festival.

Eye Filmmuseum | Museu do cinema que abriga uma vasta coleção de filmes holandeses e estrangeiros que possuem alguma relação com o país. Só o belo prédio já vale uma visita ao norte da cidade. Dia 2, o local abriga a conferência do Dekmantel, que vai reunir nomes como John Talabot, Elena Colombi e Sassy J.

Acompanhe o Dekmantel no Instagram e sinta um pouco da energia desse que é um dos nossos festivais preferidos. Estaremos por lá!

A MÚSICA CONECTA. 

A MÚSICA CONECTA 2012 2024