Skip to content
A música conecta

Faixa a Faixa | Vini Pistori – Enigma EP [Paradiso Records]

Por Ágatha Prado em Faixa a faixa 02.12.2020

O produtor paulista Vini Pistori soma uma forte experiência decorrente de seus quase 10 anos de carreira. Com lançamentos através de importantes selos da cena eletrônica como Monaberry, Calypso Records, OMENI, entre outros, Pistori sempre permanece em evolução dentro de sua identidade, buscando novos caminhos sonoros para serem explorados.

Do House ao Techno Melódico, Vini Pistori agora traz à tona uma de suas referências que constam em sua bagagem, mas que está ganhando força nos seus trabalhos mais recentes. As nuances do Indie Dance e do Space Disco cada vez conquistam mais adeptos mundo afora, seja de novos entusiastas das sonoridades retro-futuristas, seja dos velhos admiradores de sons analógicas das décadas passadas. 

Estreando pela Paradiso Records, label com catálogo marcado por artistas do calibre de Man Power e Theus Mago, Pistori apresenta Enigma EP, com quatro faixas repletas de referências do estilo, com bastante profundidade estética entre os synths e arranjos que transportam o ouvinte aos cenários envolventes do retrowave. Vini falou sobre o processo produtivo e criativo de cada faixa do disco:

Vini Pistori

Enigma | Tem dias que sento para produzir música e tudo flui, acho que com muitos produtores é assim, ainda mais quando temos uma identidade/personalidade definida, ou seja, sabemos pra que caminho queremos ir. Esse EP foi feito em dias consecutivos, uma variação de uma ideia que deu origem a outras ideias. Enigma fluiu com aquela vibe pista mesmo, de fazer alguma bagunça musical e diferente, para despertar a curiosidade e os ouvidos de quem escutasse.

Robot Language | Em alguns momentos enquanto produzia essa música, sentia falta de um vocal, mas não queria um vocal normal, então pensei em fazer uma voz utilizando um timbre, o que resultou em umas vozes bem robotizadas que deram o nome à faixa.

Sentimental Space Disco | No processo dessa música eu estava rascunhando umas notas e achei que o arpeggio que encontrei desenhando ideias poderia ser algo diferente, não tão pista, mas para aquele momento mais de desaceleração, então ficou com esse jeito mais descompromissado.

Sign Of Dreams | Em Sing Of Dreams a ideia era mesmo fazer uma música mais de fechamento de set, algo mais sentimental, mais “calmo”, mas dentro dessa linha do EP que havia feito. Então achei que precisa de mais emoção e nada mais do que vozes para trazer isso e impactar.

Enigma (Time To Sleep Remix) | Eu fiz amizade com o Karlo (Time To Sleep) esse ano, um amigo nosso em comum nos apresentou para eu ajudar ele com um contato de um label que eu já tinha. Ajudei enviando o material dele, depois disso sempre mantivemos contato e fomos “trocando” música um com o outro, mostrando ideias, conversando e se ajudando. Quando fechei esse release o dono do label e eu conversamos sobre ele, pois a identidade dele é bem próxima das músicas que saíram no EP. 

Diante disso, concordamos em convidá-lo para fazer o remix e ele topou. Ele já havia escutado essas músicas minhas e quando falei ele já sabia qual queria remixar [risos]. O resultado ficou demais, um flow diferente, mas com elementos da original, acho que esse é o segredo do remix, identidade sobre a identidade original. Eu gostei muito do resultado final, ficou meio misteriosa, já que a original era enigmática.

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2025