Skip to content
A música conecta

Radar | Burial, Nocturnal Sunshine, Tiga. E mais

Olá, caro ser musical. Estamos prestes a começar o nosso penúltimo passeio do ano em formato escrito. Nossa jornada de descoberta sônica vem sempre nos convidar a abrir portas em nossa mente e em muitos momentos acalmar essa personagem tão dinâmica. Quando me refiro às portas que se abrem é porque, normalmente, elas passariam fechadas…“Esse não é meu estilo preferido” ou “não curto muito esse artista” e quando você viu, dedicou algum tempo ao novo, respeitou o diferente e até mesmo gostou da novidade. Quando me refiro ao efeito ansiolítico para a mente, bom… nem preciso me aprofundar, todos nós sabemos: a música tem esse poder, ponto.

As artes, de maneira geral, nos deixaram grandes lições neste ano sobre valores, sobre a conexão com algo subjetivo em um ato de sobrevivência, sobre como o tempo e espaço perdem suas configurações quando estamos experimentando o que não nos é usual. Por essas e tantas razões já contadas aqui, te convido a mais uma vez a ingressar nessa com a gente, tanto por aqui como no último Radar Live deste ano, às 18h, no Youtube. Se prepare para o novo, para o revival, para o remix, para a collab e para sentir esse efeito terapêutico, afinal, é música!

Time feat. Rhye

Artista: SG Lewis
Gravadora: Universal Music

O tipo de collab que não tem como dar errado. SG Lewis é cantor, compositor, produtor e multiinstrumentista e já possui uma série de músicas super cativantes no currículo. Time traz a voz envolvente do vocalista do Rhye (muita gente acha que é uma mina, pero no) que casa certinho com o baixo irresistível da música.

Colours So Bright

Artista: Tiga
Gravadora: Turbo Recordings

De volta ao seu selo – de 22 anos – e de volta ao seu jeito de produzir ‘noizy, dirty and nasty’, Tiga! O EP traz a faixa-título que representa bem o design sonoro do renomado artista e uma versão dub. A segunda faixa é para quem curte as viagens mais espaciais e futuristas, porém pesadas.

Desire

Artista: Bob Moses, ZHU
Gravadora: Domino Recordings
Remix: Charlotte De Witte

Uma das coisas mais fascinantes na música é sua infinitude. Digo isso, porque umas das divas da nova era do Techno conduziu toda a magistralidade de Desire e dos vocais de Tom Howie para um mundo reto, sério e eletrizante. Há muita sinergia entre as partes.

Armaghetton

Artista: Marco Faraone, Greeko
Gravadora: Glitterbox
Remix: Aeroplane

Funk na sua melhor forma na colaboração entre Marco Faraone e Greeko com o retouch do mestre Aeroplane. E como diz o mantra na música “dance, queridx, dance, sinta o ritmo…” é só isso que posso te dizer. Glitterbox, né?

Anjunadeep The Remixes 2020

Artista: VA
Gravadora: Anjunadeep

Anjunadeep dificilmente irá desapontar seus ouvintes. Não será diferente nesta compilação que reúne um ano de história, porém completamente remodelado. Dois discos, quarenta músicas e um ‘long set’ para você se perder em ambiências, pads mágicos, synths, vocais, progressões, enfim…o blend de uma gravadora vanguardista que dispensa muitas falas.

Garden Of 3Den

Artista: Blond:ish, Rowee
Gravadora: Abracadabra

Da série: músicas que te elevam. Blond:ish vai percorrer outras sonoridades para esse EP com Rowee: muita profundidade com o uso da marimba, camas magistrais que flutuam sobre uma base bem leve. A Meditation Mix é um presente para acalmar mentes.

Full Circle (Deluxe)

Artista: Nocturnal Sunshine (Maya Jane Coles)
Gravadora: I Am Me Recordings

Um ano cheio de repaginações e colaborações fora da curva. É tempo de se reinventar e ousar. Aqui, Coles assumiu seu alias Nocturnal Sunshine para produzir outro tipo de som e testar novas facetas. Além disso, a artista é apoiada por um grande elenco:Yang MA, Ry X, Gangsta Boo, Peaches, Cha$ey Jon£s e Chelou.

Her Revolution / His Hope

Artista: Burial, Four Tet, Thom Yorke
Gravadora: XL Recordings

Burial, Four Tet e Thom Yorke, do Radiohead, entregam um EP duplo com duas faixas em sintonia, marcando o retorno dessa collab que não acontecia desde 2011. A beleza dessa união é o preciso equilíbrio entre as características de cada um. Burial e seus beats difusos e rachados, a voz inconfundível de Yorke e seu piano e os synths e ambiências de Four Tet.

Good Love 2.0 (Honey Dijon’s Love Is Good Remix)

Artista: Priya Ragu
Gravadora: Warner Music UK

Honey Dijon e seu toque de Midas agraciaram mais uma faixa naquele movimento sobre misturar mundos. Dessa vez, Priya Ragu, já conhecida por suas referências R&B indianas, ganha um retouch celebrativo cheio de ritmo pelas mãos da diva.

Twilight

Artista: Kraak & Smaak
Gravadora: Boogie Angst
Remix: Titeknots

O trio holandês está de volta à Boogie Angst, uma segunda casa para eles. Dessa vez um EP com Twilight e seu remix. Duas amostras deliciosas de Soulful, Funky, baixo e teclados poderosos. Em se tratando de Kraak & Smaak é só dar play e desfrutar!

Rubicks

Artista: Jeremy Olander 
Gravadora: Vivrant

O label head da Vivrant traz um EP que representa de maneira perspicaz o blend Melodic House & Techno com uma fina linha de oscilação entre os estilos. São três faixas profundas e progressivas feitas para momentos de introspecção no bom jeito Olander de ser.

Covers

Artista: James Blake
Gravadora: UMG Records

Mudando rapidamente de estação, vamos percorrer a riqueza musical de James Blake. Após lançar um EP todo dedicado à sua própria saudade das pistas, ele agora traz uma imersão de sentimentos, melodia e voz em seu novo projeto de covers.

S.A.T.

Artista: Jerome Sydenham, Aybee, Ron Tent
Gravadora: Ibadan Records

Uma união despretensiosa entre ícones deu luz ao S.A.T. O alias que abarca Jerome Sydenham, Aybee, Ron Tent gerou um álbum inteiro que mostra porque os coloco na categoria de ícones. Uma sequência impecável com o que cada um mais gosta para a pista de dança.

Dub Come Down

Artista: Jimpster, Matt Masters
Gravadora: Freerange Records

Amigos de longa data, Jimpser e Matt Masters unem forças para uma colaboração inédita. São três faixas que pinçaram os sons frutíferos de cada produtor para essa mistura que traz um pouco do old school, do classy e do futurista. Linhas de baixo vivas, baterias cruas e sintetizadores analógicos aparecem para enriquecer a história.

Hope

Artista: Justin Martin
Gravadora: What To Do

Terceiro lançamento do big boss, Justin Martin, na What To Do. Um House futurista cheio de componentes sônicos que nos remete à sensação de um jogo sobre uma base super robusta. A cereja do bolo aqui fica para o vocal distorcido super envolvente.

Don’t Drink The KoolAid

Artista: Demuir
Gravadora: Elrow Music
Remix: waFF, Brett Johnson 

A essência do som do canadense Demuir exalta sempre a parte funky e envolvente do House. Em seu novo EP teremos duas originais, mais remodelações e vibrações ideais para pista de dança. Destaque para o rework de Brett Johnson que deu um ar introspectivo à faixa.

Return To Consciousness

Artista: Ida Engberg
Gravadora: Truesoul

Mais de cinco anos separam Ida Engberg de sua última produção. Mas 2020 causou muito isso por aí. Agora, ela retorna com um EP de cinco faixas espaciais dentro de uma roupagem hipnótica e profunda para o Techno.

Compilation 08

Artista: VA
Gravadora: Correspondant Music

O selo conduzido por Jennifer Cardini fecha o ciclo com seu VA anual, trazendo dezoito faixas que misturam bem a essência que transita entre os estilos e suas características oitentistas, cósmicas, ácidas e excêntricas. Uma mistura de nomes já conhecidos e novos convidados: Man Power, DC Salas, Juan Maclean, TERR, Captain Mustache, Mala Ika, Franz Scala, INVŌKER e mais.

Bec’s Groove

Artista: East End Dubs
Gravadora: Up The Stuss
Remix: Chris Stussy

O produtor britânico sempre mantém constância sobre ser eficiente em suas produções. O novo EP carrega totalmente o rótulo sonoro do artista que traz o groove como um protagonista fiel. O remix de Chris Stussy carrega a original um pouco para longe com animação, mas preserva sua essência.

Holy

Artista: Damian Lazarus
Gravadora: Crosstown Rebels
Remix: Totally Enormous Extinct Dinosaurs

Orlando Tobias Edward Higginbottom retorna à Crosstown Rebels para entregar uma remodelação de Holy para o big boss Damian Lazarus. Para sua versão, o artista aumenta o ritmo e injeta mais groove na história, preservando o sample do vocal.

Technostalgia 2.0

Artista: Coyu
Gravadora: Suara Music

Estamos de volta com uma sessão nostálgica de Techno pelas mãos de Coyu. Como o nome já sugere, vamos revisitar as camadas do estilo nesse potente EP de quatro faixas retas, secas e sérias. A assinatura rola em sua própria gravadora que gosta do clássico:  Techno, House e…gatos [risos].

Still Love You

Artista: Johan S.
Gravadora: Toolroom

Johan S. está de volta à gravura Toolroom. O que podemos dizer é que este single tem uma energia forte. A percussão quente e marcada acompanha a faixa durante todo o percurso e o vocal é puramente cativante. Uma fórmula avassaladora para marcar um set.

Sunburst

Artista: Ejeca
Gravadora: Shall Not Fade

Back on track. Após o lançamento do marcante Polar Nation no começo deste ano, Ejeca retorna ao SNF com cinco cortes na melhor forma 4×4. Dessa vez, a série é feita para momentos mais pesados e constantes.

SFB

Artista: Christoph
Gravadora: Anjunadeep

Às vezes acontece de termos repetições em nossa seleção. Mas né, estamos falando de Anjunadeep e, se você conhece Christoph, tudo fará mais sentido ainda. Progressão e linha de baixo poderosas, um loop de vocal edificante misturando a sucintos sintetizadores, a soma de todos os fatores aqui te envolverá sem que eu precise contar muito.

Relentless

Artista: Xinobi, Lazarusman
Gravadora: Discotexas

Xinobi e Lazarusman estão juntos novamente. O single Relentless antecede o projeto Energy. Power. Vibe. dos dois, previsto para janeiro. Sua  melodia é implacável e cheia de eletricidade, para recarregar energias como os criadores contam. Não vamos esquecer de citar a voz de Lazarusman, ponto alto sempre.

O Superman (2020 Remixes)

Artista: Mandy, Booka Shade, Laurie Anderson
Gravadora: Get Physical 
Remix: Man Power, SIS, Robag Wrhume

E para fechar, uma das músicas mais marcantes da década passada. E definitivamente umas das mais influentes da GP. O lançamento traz novos remixes ao lado da versão de 2008 de Robag e uma remasterização do clássico original.  Se você ainda não cruzou com ela, eis a beleza das coisas: ela acabou de cruzar seu caminho, não pense em deixar passar.

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2025