Skip to content
A música conecta

Puro suco de Brasil: a contracultura nacional fortalece a junção dos selos dsrptv e Nice & Deadly

Por Isabela Junqueira em Storytelling 16.06.2023

Que a união faz a força já é sabido, mas o que não sabíamos é que nós precisávamos dessa junção em específico. Os selos independentes dsrptv rec e Nice & Deadly se uniram para soltar um VA que chacoalhou (ou melhor, bombardeou) a cena nacional: o primeiro volume do Bomba Patch, apresentando 41 brasileiros em 40 faixas solos e/ou colaborações, distribuídas por lado A e B. A iniciativa não só dá apoio aos nomes nacionais, mas forma também um mecanismo propulsor, já que conecta nomes já estabelecidos na cena a outros em ascensão. Em uma ode à contracultura nacional, além de faixas incríveis, os selos assumem o espírito subversivo e entregam também uma enxurrada de boas referências.

Ouça o Bomba Patch Vol. 1 – Side A

Ouça o Bomba Patch Vol. 1 – Side B

O primeiro volume do VA é o verdadeiro “suco de Brasil”, não só por exibir uma leva incrível de produtores talentosos, mas também por conectar os mais diversos estilos, sem perder o gostinho (aquele famoso “sauce”) que só o Brasil tem. No VA encontramos Breaks, Electro, House, Techno, Miami Bass, Funk, IDM, Drum & Bass, 2-Step, UK Garage, Dub e muitos outros ritmos que se alinham plenamente ao catálogo de ambos selos. “Apesar de cada selo ter uma característica curatorial própria, acho que nos encontramos juntos nesse universo da música eletrônica brasileira independente, incluindo toda a sua diversidade e riqueza. Além disso, compartilhamos os mesmos princípios quanto à valorização do trabalho dos artistas que lançamos”, garante a Nice & Deadly (fundada por Data Assault, Rassan e Lorrayne Colares) sobre a junção. 

Os produtores Aghata, Agrabah, Alix Sosa, Ananda, Armeniatek, Bruna Val, Brunoso, Catib, CESRV, CRAZED (BR), Cybass, Data Assault, DJ Takeshi, Drendiela, Entropia, Golden Kong, Jay, KAIR, Kurup, L_cio, Levi Lenzi, LUCAS KID, LZR, Martinelli, Meduna, Mister Maguila, Nog4yra, Numa Gama, Ogro, Palma Dulce, Palmer, PERONI, Pianki, Podeserdesligado, PR.A.DO, Rassan, RHR (responsável também pela masterização), Ricardo, ROOMPUNX, Sad Baby e Tha_Guts são quem dão vida ao VA — alguns nomes já eram conhecidos dos selos, mas muitos outros fazem suas estreias em ambos.

Se você é da geração Y (os chamados Millenials), provavelmente o termo “Bomba Patch” é familiar. Mas se não, a dsrptv rec (criada por A. Citollin, Palmer e Tha_Guts) te explica: “O nome é inspirado pelo jogo pirata Bomba Patch, que era basicamente uma cópia do FIFA, mas incluindo times brasileiros que não estavam na versão original. Isso foi uma febre local nos anos 2000, daí veio a ideia de criar esse VA, somente com brasileiros, cheio de bombas.”. Não à toa, o artwork desenvolvido por Rollinos traz Ronaldo Fenômeno, Marta e diversos outros craques brasucas na capa. “Unimos forças para convocar o nosso time BR 100% ATUALIZADO, como gostamos de brincar fazendo aquela referência ao jogo”, completa a N&D.

Mas dois selos em um lançamento? Sim, a logística é fácil de entender: o lado A, com 20 faixas, foi assinado pela dsrptv rec, enquanto o lado B com as outras 20 foi assinado pela Nice & Deadly. Essa conexão Sul-Centro Oeste não se limita aos eixos estaduais de atuação das respectivas gravadoras, mas apresenta um time nacional que vai além dessa limitação geográfica. Além dos craques, o lançamento pedia um “uniforme” à altura, e chega com diversos merchandisings incríveis com fita cassete, duas opções de camisetas e um boné. Se você não é DJ e para você, não faz sentido comprar as faixas, tá aí uma forma de apoiar esse senhor trampo. Para conferir as peças, é só dar um check aqui.

Esse grande atributo de beber de fontes e ritmos globais, infusionando às características brasileiras (e aqui abro uma opinião e observação pessoal) são traços nítidos que estão presentes no modo de operação de ambos selos — ou seja, o “match” que tornou o VA possível não é ao acaso. “A aproximação e a proposta de parceria foram naturais quando ficou claro que [os selos] faziam um trabalho de excelente qualidade”, refletem os criativos da dsrptv e nós assinamos em baixo. A parte boa é que a fusão é certeira e um próximo volume do VA para o próximo ano já está no radar dos selos.

Mas trazendo o texto para um futuro mais próximo, neste domingo, 18, os selos vão ocupar o Eixão Norte em Brasília, no DF, com a festa de lançamento do VA, que será gratuita e ao livre. Com comes e bebes, os selos também vão estar com o merch disponível para venda — todas as informações você pode conferir neste post. Por aqui, desejamos mais fusões que resultem nessa bela validação do trabalho nacional! 

Bomba Patch Vol. 1 está disponível no Bandcamp (Lado A e Lado B).

Conecte-se com a dsrptv: Bandcamp | Instagram | SoundCloud | Spotify

Conecte-se com a Nice & Deadly: Bandcamp | Instagram | SoundCloud | Spotify

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024