Skip to content
A música conecta

Secret Files 009 | Ananda

Por Isabela Junqueira em Secret Files 18.06.2024

A DJ e produtora Ananda é uma figura central e influente na cena eletrônica do Rio de Janeiro, e não à toa é carinhosamente considerada como a rainha das raves cariocas. Isso porque nos galpões e estacionamentos da cidade, ela encontrou o espaço ideal para expressar sua arte através da KODE, sua festa queer que já soma sete anos de história. Na KODE, Ananda acolhe tanto talentos nacionais quanto convidados internacionais, criando uma plataforma inclusiva que celebra a diversidade e apoia comunidades marginalizadas, um compromisso que também é evidente em suas colaborações com clubes renomados como o Bassiani. Em abril deste ano a KODE ganhou um novo braço com a KALOR, sua irmã mais nova e ainda mais colorida.

Ananda é celebrada essencialmente por sua versatilidade, misturando techno com música eletrônica latina, ghetto-house e breaks, demonstrando uma capacidade de navegar entre gêneros musicais que é destacada em todas as suas funções. Consequentemente, Ananda soma participações em transmissões e programas de rádio para plataformas relevantes como as internacionais HÖR e Rinse, e mais recentemente, ela foi uma das protagonistas da última edição do Boiler Room no Rio de Janeiro, em parceria com a Festa Wobble.

O impacto de Ananda, no entanto, ultrapassa os limites do Rio de Janeiro. Ela é presença constante em festas icônicas de São Paulo como Mamba Negra, ODD e Capslock, mas também em festivais de grande porte como Rock In Rio e Tantsa. Em 2022, Ananda se juntou ao coletivo Y3K, que se dedica a promover eventos de club music na capital paulista. Sua habilidade em se conectar com o público e se adaptar em diferentes ambientes a levou a conquistar a cena underground europeia, com performances em clubes lendários de Berlim como Berghain, Tresor e Else. Ela também participou de eventos internacionais notáveis como a festa MINA em Lisboa e Les Patties Brave em Paris, além da turnê sul-americana do Bassiani em Tbilisi. Enquanto produtora, Ananda tem faixas lançadas em selos e coletivos como Nice&Deadly, Gop Tun, TORMENTA e A-Mig

+++ When Off | Ananda

Ananda retorna ao Alataj, compartilhando conosco 10 faixas que marcaram o seu Boiler Room, mas que fazem parte do seu case, através desta nova edição da Secret Files. Então, com a palavra, a rainha das raves cariocas, Ananda:

Grande parte do meu set foi dedicada a artistas brasileiros e latino-americanos. Vou listar 10 faixas desses talentos, além de algumas outras que merecem destaque. Estamos vivendo um momento incrível com muitos artistas latinos excelentes, e eu quis ressaltar essa riqueza musical.

10010 – DALE+DURO (harder mix)

Abrindo com essa faixa do artista mexicano 10010, que tenho tocado bastante nos meus sets. Suas músicas têm uma pegada única que mistura elementos de club latino e techno, sempre trazendo uma energia contagiante.

Rachiid Paralyzing – Mega Tempo 

Essa é uma faixa do artista colombiano Rachid, outro talento que tenho tocado bastante. Lançada pelo selo colombiano Artifícios no ano passado, essa track é muito boa e traz uma energia intensa pra pista.

https://art-ficio.bandcamp.com/track/mega-tempo

DANDARONA, Found a Job – BATE SO MUCH

Lançamento de estreia da artista de Natal, Dandarona. Essa faixa é extremamente versátil e pode ser utilizada como uma ferramenta para transitar de um estilo para outro durante o set.

Fortunato – Bdfml

Fortunato é um artista de São Paulo que tem se destacado muito nas produções e que eu tenho tocado bastante. As tracks dele tem uma mistura de elementos de club latino, techno e trance, resultando em um som que eu gosto muito. Esta track, em particular, foi lançada de forma independente no Bandcamp no ano passado.

CRAZED (BR) – Moleque Da 13

Faixa inédita do Crazed, meu produtor nacional preferido. Já faz alguns anos que toco suas tracks, e essa é sempre um destaque na pista. Ela usa um sample de um antigo funk dos bailes de corredor do Rio, trazendo uma vibe nostálgica e energética.

[UNRELEASED]

FELIX – Systematic

Feliz é um artista de Porto Alegre que também toco bastante. Ele é extremamente versátil em suas produções e possui um selo independente chamado PIRATÃO RECORDS. Esta música foi lançada no ano passado como parte de seu álbum “Forgotten Memories”.

https://pirataorec.bandcamp.com/track/systematic

ODF – Dreamer

Uma releitura em estilo garage do artista do Reino Unido, ODF, para a faixa “Dreamer” de Maxie Devin. Essa versão utiliza os vocais e sintetizadores da original, mas, na minha opinião, é ainda melhor devido à sua energia aumentada.

https://odfmusic1.bandcamp.com/track/dreamer

Ananda – Tá Fofinha 

Esta é uma faixa minha, lançada no ano passado pelo selo de Brasília, Nice&Deadly. Acho que é a minha produção favorita até hoje, misturando elementos de breaks com techno e uma pegada latina.

+++ Puro suco de Brasil: a contracultura nacional fortalece a junção dos selos dsrptv e Nice & Deadly

Morelia – Dembowzer

Faixa da label International Chrome, de Jensen Interceptor, pelo artista Morelia. Um dembow, estilo tipicamente latino, com vocais em espanhol e muito groove.

OMAAR – Old Skool Lover

Fechei o set com essa faixa do artista mexicano OMAAR, que faz parte do selo NAAFI. É um jungle com uma vibe old school que trouxe uma energia incrível para o encerramento.

Conecte-se com Ananda: Instagram | SoundCloud | Spotify

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024