Em 2023, fomos impactados pelo trabalho de Portto, um talentoso artista de Fortaleza que se mudou para São Paulo, onde vem explorando cada canto e esquina em busca de novas inspirações para mostrar seu talento ao mundo. Nos últimos meses, o artista concentrou todos os seus esforços no lançamento de obras originais, demonstrando o que torna seu som tão especial: melodias marcantes, habilmente combinadas com elementos minimalistas, toques de psicodelia e uma nostalgia sutil. Ao combinar isso com uma pesquisa eclética de música brasileira — uma influência herdada de sua família — e a sonoridade dos anos 80, belíssimas paisagens sonoras ganham vida.
Essa fusão de experiências permite que Portto transforme sentimentos delicados em texturas hipnóticas, revelando sua habilidade meticulosa em posicionar cada elemento sonoro com precisão, resultando em composições que são tanto técnicas quanto profundamente emocionantes, a exemplo de Lora’s Theme, Dark Void e Only You, esta última lançada em março deste ano. Nesse meio-tempo, ele também conseguiu levar seu som para um público mais amplo, se apresentando em festivais importantes como o Ceará Music Festival, além de gravar uma sessão especial na Rádio Na Manteiga.
Mas as projeções de Portto evoluíram, assim como seus objetivos. Ele agora busca apresentar seu trabalho a artistas experientes da cena e construir novas conexões. É o que ele tem feito para firmar parcerias e receber releituras para suas faixas originais, como foi o caso de PR.A.DO, que remixou Dark Void em julho — e que inclusive fez parte da coluna Mergulhando. Para agosto, a expectativa gira em torno do lançamento de mais um remix, desta vez por Mau Maioli, uma de suas referências na criatividade e estética da produção musical.
Pelo que acompanhamos diariamente na cena, Portto se diferencia por ser um artista que desafia o comum, desenhando sons que reescrevem o que já estamos acostumados a ouvir, mas que também abraçam o inesperado. Essa busca constante por novas texturas e ritmos é quase como um ato de rebeldia contra o convencional — algo imprescindível para quem realmente não quer ficar na zona de conforto. Portanto, se você compartilha da mesma visão que a nossa, siga-o acompanhando no Instagram para as próximas novidades.
A música conecta.