Skip to content
A música conecta

Quebrando padrões: Tal Fussman navega entre o inusitado e o brilhante

Por Marllon Eduardo Gauche em Trend 17.10.2024

Por mais que a música eletrônica seja, em sua maioria, acessível aos ouvidos de quem é fã do gênero, às vezes ela também pode causar uma certa estranheza — mas isso não é algo necessariamente ruim ou negativo. O que quero dizer é que ela pode ser tão ampla, apresentar tantas possibilidades, que, quando um artista impõe sua autenticidade sobre o convencional, indo além do previsível, a magia acontece. E se tem alguém que está conseguindo ser tão original quanto visceral, sem perder a funcionalidade de pista, esse alguém é Tal Fussman.

Algo que pode explicar como ele consegue chegar a um som tão diferente do que normalmente estamos acostumados a escutar é o seu background. Ele é natural de Tel Aviv, no Israel, que historicamente tem a música eletrônica enraizada na sua cultura. Na adolescência, tocou guitarra e bateria em bandas de rock, mas foi quando viveu uma noite no club The Block — fechado em 2022 após 14 anos em atividade — que sua história começou a tomar um rumo diferente. Anos depois, o futuro o encorajou a tomar uma decisão que também faria total diferença na sua carreira: a mudança para Berlim, cidade que deu a ele o espaço e a inspiração necessária para explorar sua criatividade ao máximo.

Voltando ao presente e analisando suas produções, é possível encontrarmos uma fusão de House, Techno, Jazz e até um toque nostálgico de Disco dos anos 80, tudo com uma roupagem meio futurista, resultando em uma assinatura sonora bastante distinta. Foi o que chamou a atenção de vários grandes players do mercado, rendendo convites para lançar em algumas das labels mais respeitadas do cenário underground, com destaque para a Innervisions, por onde lançou seu principal trabalho até então, Children Of 95. Diynamic, Rekids, Steyoyoke, Siamese, Global Underground também estão na lista, além da sua própria Survival Tactics.

E o que se ouve em suas produções, é também o que sente quando ele assume o comando da pista. A sonoridade central é geralmente uma linha de Techno mais crua e pulsante, acompanhada de toques melódicos que não são exagerados e que funcionam em perfeito equilíbrio, algo que não é fácil de atingir. Soma-se a isso uma seleção musical avançada, mixagens ousadas e o resultado é aquilo que todos buscam quando estão no dancefloor: energia e conexão, com a música e com o DJ. 

Apesar dessa maior identificação com o Techno, Tal Fussman é capaz de se adaptar a diferentes ambientes e explorar uma vasta gama de sonoridades, operando em um universo musical próprio, sempre acompanhado de um toque mais “experimental”, mas que, como já falamos, funciona muito bem na pista de dança. É o que ele deve mostrar em sua nova vinda ao Brasil, com destaque para a gig no D-Edge, dia 24 de outubro, quando assume a posição de headliner da festa assinada pela label Dance Different, que tem se destacado por conta da curadoria de artistas nos seus eventos.

No lineup, estão presentes ainda os idealizadores da festa, Badaro e Onsoul, que fazem um b2b das 0h às 2h e entregam a pista para Tal Fussman, que toca até às 5h. Quem fecha a noite é o duo Enrico & Carmo, também parte da Dance Different, tocando até às 7h. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos através deste link. Tal Fussman também se apresenta dia 25 na festa Panorama, em Recife.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024