Um Dance Europop daqueles que grudam na cabeça e levam um bom tempo para se dissolver na memória do ouvinte. Alors on Danse foi um hit explosivo do verão de 2010, que inundou os quatro cantos da Europa, e principalmente, comandou o calorão brasileiro no qual certamente, se você estava ligado nas rádios daquele ano, rapidamente irá se lembrar do refrão en français, assim que escutar as primeiras batidas da nossa Iconic de hoje.
Os anos 2010 traziam uma primavera sonora de ritmos e referências que marcavam o reencontro da Dance Music com a música Pop. Além disso, a influência dos Afro beats, especialmente na condução dos ritmos que passavam a desenhar um gingado particular, também começou a ganhar mais evidência no Dance Pop da época. Assim, o cantor e compositor belga Stromae, com sua influência do Rap, começa surfar na onda híbrida entre os breaks, as melodias mais extravagantes com influência do Electro House, e a sensualidade da língua francesa.
Após o sucesso de seu primeiro álbum em 2007, Juste un cerveau, un flow, un fond et un micro…, Stromae decidiu ousar na composição de uma faixa que falava sobre a melancolia da existência, através de uma poesia irônica que traduziu-se perfeitamente na suavidade da língua francesa. O retrato hedonista de Alors on Danse, apresenta uma condução sexy e eufórica que contrasta de forma interessante com a lírica poética da faixa, e claro, o refrão junto aos arranjos de brass conduzem ao ápice da canção, e justamente foi isso que a tornou tão ovacionada mundialmente.
O single rendeu à Stromae, uma coleção de discos de ouro e platina em diversos países da Europa, alcançou a primeira posição das paradas musicais francesas, holandesas, dinamarquesas, belgas e suíças, bem como foi uma da canções mais tocadas do mundo no ano de 2010. A faixa também ganhou versões com Kanye West, Erik Hassle e Mowgli, tornando a faixa ainda mais abrangente.
Aqui no Brasil o sucesso de Alors on Danse foi absoluto. Isso porque além do encanto da própria faixa, uma paródia (daquelas que é bom recordar para esquecer) deflagrava como meme unânime nas redes sociais, onde Alors on Danse dá vez ao refrão Afoga o Ganso. E quem pensa que o sucesso da faixa foi apenas durante o período de lançamento, basta desbravar o Tik Tok e comprovar que a faixa ainda trilha grande parte dos vídeos da plataforma.
A música conecta.