A rica musicalidade brasileira passou por diferentes fases e momentos com importantes personagens em cada um de seus capítulos; num destes, é preciso destacar a presença de Pedro Luís, cantor, compositor e instrumentista brasileiro que cresceu nas proximidades do Morro do Borel, celeiro de bailes funks e de escolas de samba, e que tempos depois brilharia na cena underground carioca, habitando um espaço não tão comum entre o popular e o cult.
Em sua carreira, ele já gravou com artistas que vão de Ney Matogrosso a Cidade Negra, passando por Adriana Calcanhotto, Fernanda Abreu e Elza Soares, e ganhou notoriedade como líder da banda Pedro Luís e A Parede, que misturou estilos como samba, rock, funk e outros ritmos brasileiros. Também foi um dos fundadores do Circo Voador, icônica casa de shows no Rio de Janeiro, idealizou o Monobloco, um bloco carnavalesco histórico que desde o ano 2000 arrasta multidões no Carnaval, e um outro grupo fundamental em sua história, a banda Urge. Com um estilo mais “punk”, a Urge lançou um único álbum homônimo, em 1991, ficando marcado na cena musical alternativa do Rio de Janeiro — e é de lá que vem Quem Disse.
Pedro Luís ficou conhecido por suas letras poéticas e engajadas, frequentemente abordando temas sociais e políticos, o que não é diferente em Quem Disse, obra que em 1991 trazia uma ideia que ainda hoje se faz necessária. Tatá Ogan convidou Gerra G para trabalharem em uma nova versão da faixa sem usar nada do fonograma original, ou seja, o arranjo dessa versão é totalmente novo, incluindo os vocais de Pedro Luís, que fez questão de regravá-los especialmente para este lançamento. O resultado foi uma faixa quente e ótima para dançar, que pulsa pluralidade cultural.
Mergulhe em mais detalhes por trás da ideia abaixo:
A ideia
A ideia para “Quem Disse (Remix)” surgiu em 2022, quando Tata Ogan visitou meu estúdio. Tata, que já conhecia Pedro Luis de outros carnavais, sugeriu que remixássemos essa faixa de 1991, e que soa atual para 2024. Trabalhamos juntos para criar uma uma música com a energia pra cima, com as nossas cores, com um groove do jeito que a gente gosta e os vocais regravados de Pedro Luís. Após algumas versões na fase de produção, finalmente chegamos ao resultado final, que pode ser vista também como uma homenagem moderna à faixa original.
A escolha da gravadora
Este fonograma é um lançamento independente.
A grande influência
A grande influência para este trabalho foi a própria faixa original do Pedro Luís, lançada em 1991 e que vem de encontro com o contexto social e político atual. Musicalmente, fui influenciado pelas cores e simplicidade dos meus ídolos da música brasileira, e claro, pela paixão e conexão que Tata Ogan trouxe ao projeto.
O significado
Este lançamento é um marco importante na minha jornada. É uma realização pessoal trabalhar com um ícone como Pedro Luis e com minha amiga Tata Ogan. É sem dúvidas um passo adiante na minha trajetória musical e, ao mesmo tempo, uma celebração das minhas raízes e influências.
A pista dos sonhos
Eu imagino “Quem Disse (Remix)” sendo tocada em um festival de música ao ar livre, uma pista com gente aberta a novas experiências musicais.
A música conecta.