Skip to content
A música conecta

Mergulhando no EP de estreia da promissora produtora Yas Reven

Por Isabela Junqueira em Mergulhando 01.04.2024

Com uma estreia vibrante e impactante, Yas Reven adentra o universo da produção musical com o lançamento de HARD20 pela gravadora Hardline, comandada pelo DJ Cosworth, sediada em Bristol. Sob o pseudônimo de Yas Reven, a italiana Manuela Mannarini apresenta um EP diversificado e repleto de energia, dando um primeiro passo muito bem acertado ao entregar faixas que dão excelente compreensão à sonoridade que vem a guiando até aqui. Com uma abordagem versátil, mas focada em ritmos percussivos, Yas Reven demonstra uma criatividade impressionante e uma paixão contagiosa por fazer a pista de dança pulsar.

Em HARD20, seu projeto de estreia, a produtora explora uma variedade de gêneros musicais com uma liberdade sem limites, resultando em três faixas originais distintas que prometem uma jornada sonora energizante, desde grooves até batidas quebradas. O EP também apresenta uma releitura de Dylan Fogarty para WHoO-Oo!. Além de sua incursão no mundo da produção musical, Yas Reven é uma DJ estabelecida em sua base,  a Itália, com apresentações em todo o país, inclusive em festivais renomados como o Polifonic Festival, onde participou de uma sessão no Boiler Room no verão passado.

Celebrando o momento e uma estreia muito bem entregue, Yas comenta os detalhes sobre HARD20 à nossa redação para a coluna Mergulhando, confira:

A ideia

A ideia do EP surge da vontade de expressar minha versatilidade e ecletismo sonoro dentro de um projeto musical. Como é a minha primeira produção, decidi não me concentrar num gênero específico, mas sim explorar e experimentar vários campos.

Na verdade, o resultado final é um projeto composto por três faixas, cada uma representando uma abordagem diferente da música, todas ligadas por um elemento comum: a percussão. Poderia dizer que a percussão é o som que mais me caracteriza e que reverbera em todos os meus sets.

A escolha da gravadora

O processo de escolha dos selos levou um tempo e foi cuidadosamente considerado. Normalmente, eu escolho selos com base nas músicas que faço curadoria para meus sets. A Hardline sempre foi uma gravadora na qual comprei muitos discos, por isso foi uma das minhas principais escolhas.

Embora o som deles seja mais orientado para a cena do Reino Unido, pensei que ainda poderia se encaixar bem no meu projeto; Sensible Shoes parece particularmente próxima do estilo deles, mas whoO-oO, com sua linha de baixo descolada, também pareceu uma boa combinação.

Na minha opinião, Hardline é uma ótima gravadora que pode representar meus passos iniciais no mundo da produção. Eles apoiam muitos jovens artistas, fornecendo a eles uma gravadora capaz de dar vida a novos sons.

A grande influência

Fazer meu próprio EP sempre foi um desejo meu, mas nunca tive forças ou tempo para realmente fazê-lo. Porém, chegou um momento de estagnação na minha fase de DJ que me fez refletir e perceber que havia chegado a hora.

Era hora de começar a criar meus próprios sons, algo que me definisse de forma mais distinta. Esses momentos de silêncio no trabalho servem como oportunidades para refletir sobre a própria trajetória e conquistas. Eles inspiram você a se esforçar mais, indicando que o que você conquistou pode não ser suficiente no momento.

Além disso, sou alguém que tende a ser bastante analítico e disse a mim mesma: “agora que você tem tempo, aproveite e crie algo seu!”. 

O significado

Esse álbum significa muito para mim; foi um salto para o desconhecido. Como DJ, eu não conhecia nem entendia toda a dinâmica por trás do mundo da produção, tanto durante o processo quanto principalmente na hora de apresentar seu álbum para uma gravadora. É um processo longo e lento, mas é gratificante quando você vê que alguém aprecia o que você criou!

Acredito que para um DJ lançar um álbum é uma conquista significativa. Ajuda a definir seu som, sua abordagem e sua visão musical com mais clareza. É importante estabelecer uma identidade como artista e, certamente, um álbum ajuda a se definir nesse aspecto.

Do ponto de vista da carreira, um álbum pode ser benéfico e permite alcançar mais pessoas, criar conexões com outros artistas e assim por diante. Tudo faz parte do processo de crescimento de um DJ/artista; quanto mais você faz, melhor é – pelo menos é nisso que acredito.

A pista dos sonhos

Consigo imaginar WhoO-Oo sendo tocada em um festival de verão, estou pensando em Pitch Music & Arts agora, mas também em Dekmantel, Dimensions, Polifonic! WhoO-Oo 

tem um refrão bem descolado com aqueles vocais J-pop que a tornam ainda mais divertida. Imagino que seja tocado num grande palco de verão rodeado de muito verde, espalhando boas vibrações.

HARD20 está disponível no Bandcamp, Beatport, Spotify e demais plataformas de streaming.

Conecte-se com Yas Reven: Instagram | SoundCloud | Spotify

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024