Skip to content
A música conecta

Music Tech | Quais os melhores hacks tecnológicos para quem está começando a produzir música eletrônica agora

Por Caio Stanccione em Music Tech 06.05.2021

A dor e o sofrimento do início, ter muita força de vontade de começar algo e, ao mesmo tempo, ter quase nada de embasamento, é um eterno dilema do ser humano, não é mesmo? Claro que na produção musical não seria diferente, que apesar de ser uma tarefa altamente intuitiva, requer muito conhecimento técnico e horas de prática. 

Só isso já soa o suficiente para uma grande parcela dos aspirantes desistirem de seguir este caminho que até ontem era bem complexo de se seguir. Digo ontem pois, com a pandemia, muitos profissionais que viviam em tour pelo planeta puderam fazer uma pausa e pensar em novas formas de atingir seu público, e uma delas é ensinando aquilo que foi acumulado durante muitos anos à frente dos monitores de estúdio. 

Com demasiada quantia de informação disponível na internet nos dias de hoje, outro problema surge: quem está ensinando de forma correta? Muitos conceitos são passados de forma embaralhada, antes mesmo de fundamentos e em até alguns casos de forma errônea, fazendo com que quem absorva esse conteúdo cometa erros. Nessas horas os chamados hacks – truques em português – podem ser uma excelente saída para você que está em dúvida se está indo no caminho certo ou não com sua mais nova paixão: fazer músicas.  

Nós do Alataj separamos alguns desses hacks para você que está começando a se aventurar na produção musical não cometer erros crassos, se liga:

Know your notes

Talvez o mais comum e também mais grave dos erros entre os novatos no mundo da produção seja a falta de conhecimento sobre teoria musical. Imprescindível na hora de se executar a construção de uma peça, é através das notas certas dispostas que você obtém harmonia entre todos os elementos da peça, sejam eles harmônicos ou não. 

Um excelente jeito para se ter certeza de quais notas tocar na hora de construir uma melodia é o plugin Scaler 2, fabricado pela Plugin Boutique, capaz de montar todos os acordes disponíveis dentro da tônica e escalas pré-definidas por você.

Assista esse vídeo do professor homologado pela Ableton, Leo Casagrande, onde ele explica com precisão todo o poderio do Scaler 2 na hora de se montar melodias. 

Muddy? Too Bright? Boxed?

Outro erro muito comum entre os iniciantes no mundo da produção musical é saber dosar o equilíbrio de frequências por toda a peça. Graves muito graves e agudos muito agudos são erros extremamente fáceis de se observar em iniciantes e a principal forma de se evitar isso é tendo experiência. 

Também existe um auxílio visual para você identificar com precisão essas sobras de frequência e esse auxílio vem através de um analisador de espectros, que será capaz de te dizer onde se encontram os picos de ressonância de um determinado som. 

Para entender como se utilizar um analisador de espectros para encontrar frequências indesejadas, assista ao vídeo de André Salata sobre as diferenças entre equalização corretiva e equalização criativa.

What’s your reference?

Outro erro super comum entre os iniciantes é não ter uma referência a se seguir. Claro, com o passar do tempo, você passa a usar menos referências para fluir mais a sua personalidade musical, mas no começo é altamente recomendável que você faça uso de referências para que seu cérebro entenda o que soa bem e o que não soa bem.

Quando o assunto é referências na hora de se produzir uma música, uma ferramenta indispensável é o Metric AB, da ADPTR AUDIO, um poderoso plugin que permite diversas comparações com a música que está sendo criada e a referência utilizada, como dinâmica, equilíbrio tonal e RMS. 

Para entender melhor como o Metric AB funciona, assista esse vídeo da plataforma de cursos Sonic Academy. 

Agora, o hack mais importante de todos é não perder a força de vontade na hora de se produzir. Pode ser cansativo e doloroso no início, mas o resultado esperado vem, e quando vem, vem com gostinho de quero mais. Keep it Up!

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024