Skip to content
A música conecta

Bandcamp amplia serviço de prensagem de vinil para artistas independentes

Por Caio Stanccione em Notícias 22.01.2021

Algo muito legal aconteceu para os artistas independentes que integram a plataforma de vendas de música Bandcamp. Originalmente introduzido no ano de 2019 como um projeto piloto, a empresa selecionou alguns artistas independentes e possibilitou que eles colocassem suas músicas à venda em formato 12″. As vendas funcionam no sistema crowdfunding, que consiste em estabelecer o valor dos custos como meta para manufaturar o produto ou serviço. 

A parte interessante desse sistema que o Bandcamp tem desenvolvido é que o artista fica responsável pelas artes, promoção e pré-venda, enquanto a empresa fica responsável pela fabricação e distribuição dos discos. Vale lembrar que o formato de crowdfunding pode ser interessante para desenvolver ideias como esta que a plataforma disponibiliza, porém, por via de regra, uma data para que o montante necessário seja recolhido existe. A tiragem mínima de discos é de 250 unidades e com um tempo de 30 dias para que todas sejam vendidas, ou a prensagem é cancelada e todos reembolsados. 

Logo nos primeiros dias de 2021 o Bandcamp decidiu expandir esse serviço para mais 10 mil artistas e gravadoras e promete que continuará expandindo o serviço para mais pessoas durante o ano, o que é uma excelente notícia para todos aficionados pelo formato 12″, já que para um artista independente planejar uma prensagem, além de precisar de todo valor necessário no ato para que o disco seja fabricado, o quesito distribuição e vendas pode tornar um sonho de ter sua música no vinil em um verdadeiro pesadelo. 

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024