Radar na quarta? Temos outra vez! Mesmo com os lançamentos oficiais rolando às sextas-feiras, existe algo místico sobre este dia da semana, que não é começo, nem final, é caminho do meio. Muda-se o dia, mas o conceito é o mesmo: trazer para quem nos lê e nos assiste um bocado de música boa e um momento de pesquisa. Nesse recorte sutil dessa constelação musical teremos titãs da Dance Music, Deep House em sua forma mais elegante, Techno, sons que focam na força da melodia – até mesmo por quem é mais direto e reto -, pitadas de Electro old school e as inevitáveis menções honrosas à safra oito zero. Tem under, tem main, tem pistinha Indie e tem mulherão da porra. Apenas imperdível!
Monday Dreamin’ Blue EP
Artista: Kerri Chandler, Rampa, Dixon, Seth Troxler, Sama Abdulhadi
Gravadora: Circoloco Records
Um dos crossover do momento tem sido colocar o som de pista dentro dos games. A nova parceria é entre uma das festas mais potentes do mundo com a Rockstar Games, do GTA. A série Monday Dreamin apresentará contribuições de alguns medalhões da casa e também nomes promissores da cena. O primeiro capítulo já vem com um time bombástico…
Cheesy Af
Artista: Black Loops
Gravadora: Aterral
Black Loops não erra a mão quando o assunto é Deep House. Sua proposta para Cheesy Af é um House bem profundo, teclas agudas inspiradoras e um vocal distorcido envolvente e 129 BPMs, porque não necessariamente precisa ser lento, né?
Everything In Motion
Artista: Rhode & Brown
Gravadora: Permanent Vacation
A dupla formada pelos produtores de Munique retorna para a força da Permanent Vacation. O álbum Everything In Motion é composto por nove faixas que carregam bem o dinamismo do projeto que mistura os estilos e os tempos. Um pouco de retrô, de Deep, baterias cruas, futurismo, synths ondulantes, acid… enfim, aquele pack que sempre funciona.
Out Of It
Artistas: Raul Facio, Gabriel Sordo
Gravadora: Totoyov
Somando centenas de lançamentos por selos como SCI+TEC, Natura Viva, Senso Sounds e Voltaire Music, o americano Raul Facio mostra sua faceta minimalista em estreia pela catarinense Totoyov. O EP ganha remix do mexicano Gabriel Sordo, que já havia assinado pela gravadora em julho do ano passado.
Get Together
Artista: Chris Stussy, S.A.M.
Gravadora: Up The Stuss
Chris Stussy e S.A.M, do projeto Mandar, unem forças, ou melhor dizendo, got together para um álbum debut na Up The Stuss, de Stussy. Aqui temos oito músicas de um blend classudo que traz a mentalidade do House minimalista e Deep, com belas melodias.
One By One (Remixes)
Artista: Diplo, Andhim, Elderbrook
Remix: Vintage Culture, Angelos, Sofia Kourtesis
Gravadora: Higher Ground
É muito natural e até mesmo esperando, que após um release peso pesado, a série de remixes apareça tempos depois. Na soma entre Diplo e Andhim não foi diferente. One By One retorna à mesa com remodelações, incluindo a do brasileiro Vintage Culture, que tem trabalhado com afinco.
Hot N Heavy
Artista: Jessie Ware
Gravadora: Universal Music Group
A faceta do Pop com sons dançantes é outra mistura que veio forte desde 2019. Agora, a cantora inglesa Jessie Ware lança Hot N Heavy, um ode ao retorno às pistas de dança produzida por SG Lewis, artista que tem se mostrado bastante ativo em suas conexões musicais.
The Feeling
Artista: Riva Starr, Gavin Holligan
Gravadora: Snatch Records
Aquela dose de House celebrativo para gente se teletransportar para algum lugar que não o Brasil na atual conjuntura. Riva Starr convoca o cantor e compositor Gavin Holligan para The Feeling, um corte vibrante que tem muita leveza em seu riff nos teclados tanto na versão cantada, quanto na Dub.
Essencial Chrome
Artista: Booka Shade
Gravadora: Blaufield Music
O Booka Shade não tem descanso na Blaufield e volta com o single que marcará uma nova série bissemanal, preparando o terreno para o retorno das festas. A composição traz um território bem conhecido pela dupla, com paisagens sonoras hipnóticas e synths edificantes.
What If The Dead Dream
Artista: Agoria, Ela Minus
Gravadora: Maison Bulle
Agoria é sempre um nome para se ter no radar (não só esse, mas também no seu). What If The Dead Dream é o primeiro single que anuncia seu novo LP, previsto para novembro. A música conta com a participação da colombiana Ela Minus. Uma faixa de Eletrônica, que flui em camadas mais complexas e traz um pouco de melancolia na voz. Atenta!
Step Ball Chain
Artista: Roza Terenzi, D. Tiffany, Tapestry Of Sound
Gravadora: Step Ball Chain
Roza Terenzi e D. Tiffany dão vida ao projeto Tapestry Of Sound. O EP de quatro faixas chega na Step Ball Chain, o selo que Terenzi fundou no ano passado e que traz seu segundo lançamento do catálogo. Uma mistura certeira de Breakbeats, House, Acid e Techno.
Talk About It
Artista: Jungle
Gravadora: AWAL Recordings
O Jungle e sua buena onda de sempre, né? Talk About It aumenta ainda mais a expectativa do que vem por aí no novo álbum da banda de Eletrônica e Indie Rock. A faixa em questão compila batida, melodia e voz no molde inconfundível deles.
Sentient
Artista: Anyma
Gravadora: Afterlife Records
Anyma é o pseudônimo de uma das cabeças geniosas do Tale Of Us. Após grandes voos com o projeto (que segue ativo), Matteo traz agora sua versão solo. Melodias ricas, progressões e um alto teor de sentimentos, características que fazem parte do seu DNA, irrefutavelmente. Um recorte digno de todos amantes do Melodic House & Techno.
Universal Motion
Artista: Alinka
Gravadora: Rekids
Alinka chega na Rekids para sua estreia com Universal Motion. Um quê nostálgico com Ítalo e uma boa dose de sintetizadores e pads mágicos que se misturam à percussão (excêntrico) aparecem no lado A. Já o lado B se desenrola mais Funky e passa a régua com mais nostalgia. Tudo muito interessante com o selo Rekids de qualidade.
Tainted Schall (2k21 Revisit)
Artista: Thomas Schumacher
Gravadora: Electric Ballroom
Tained Schall, além da óbvia referência à Tainted Love, é um mash-up do passado feito por Thomas Schumacher, com seu remix de Shall, uma faixa de 1900 e bolinha. Essa mistura resgata outros tempos da música eletrônica e eu fico pensando quando será que essa atmosfera Techno/Electro vai voltar para nossas vidas?
Whispers and Wires
Artista: Chris Liebing, Ladan
Gravadora: Mute
O titã do Techno dá as caras na Mute com uma baita track. Isso porque não é sempre que vemos Chris Liebing colocando vocalzão e melodias ondulantes em uma faixa. Não consigo pensar em outra coisa a não ser um super festival lotado de gente, hipnose pura gerada por um Techno sério, reto e metal e essa faixa surgindo para o clímax do set. Eu, hein?
Over Again
Artista: Ramiro Lopez
Gravadora: Fifth On Acid
A Espanha é muito bem representada na esfera do Techno quando o assunto é Ramiro Lopez. Em seu novo lançamento para a Fifth On Acid, temos uma tríade peak time extremamente avassaladora e de energia obscura.
Get Closer
Artista: Echonomist, Phukadelica
Gravadora: Tau
Echonomist retorna à TAU com uma seleção de quatro faixas que vibra na energia do artista: versatilidade e confiança no próprio taco para percorrer estilos. Sonoridades mais cruas e synths retrôs aparecem no bom estilo vintage, o que sim está na moda, mas passa longe do “mais do mesmo”.
Discoteca Italiana
Artista: Musumeci
Gravadora: Diynamic Music
E por falar em bom estilo vintage, nada mais convidativo para um retorno às pistas europeias do que o calor do Italo Disco e afins. São cinco faixas dessa interpretação contemporânea de uma safra tão reverenciada, feitas por Musumeci e convidados.
Best I Ever Had
Artista: Dead Space, G. Felix
Gravadora: Populate Mars
G. Felix e Dead Space unem as ideias para Best I Ever Had, o two-tracker feito para os amantes da vibração Tech House abarcado por uma gravadora afiada no assunto. Duas faixas com vocais envolventes e linha de baixo contagiante.
Mute Navigator (The Remixes)
Artista: Nick Curly
Remix: Black Circle, Matthias Meyer
Gravadora: Radiant
A faixa-título recebe remodelações de Black Circle e do mestre Matthias Meyer e em ambos os casos temos bastante melodia e sintetizadores que nos remetem às sonoridades atuais, mas é interessante observar como cada artista recriou a faixa. Camadas harmoniosas que enalteceram as qualidades da original.
Warning Signs
Artista: Alan Fitzpatrick, Lawrence Hart
Gravadora: Anjunadeep
Depois de tanto Techno a la rolo compressor, Alan Fitzpatrick respira fundo e mostra sua nova faceta para a Anjunadeep, em sua estreia ao lado de Lawrence Hart. Warning Signs é uma faixa que mergulha na profundidade do sons progressivos com influências emotivas. Para quem acha que techneiro não tem coração, tá aí a prova que tem sim [risos].
Womb
Artista: Scuba, DoMinii
Gravadora: Hotflush Recordings
Direto das terras britânicas, vamos viajar mais um pouco para o passado. Scuba e DOMiNii unem forças para criar uma nova parceria musical. Womb já é a segunda amostra deles e apresenta a combinação de texturas Euro-Pop anos 90 recheada de synths eletrizantes.
The Class
Artista: Ella de Vuono
Gravadora: Diversall Music
Para concluir a história do Radar, uma artista que merece atenção. Ella de Vuono é brasileira e tem desenhado uma trajetória artística admirável. Ela retorna para sua gravadora com The Class, o terceiro release da Diversall. Um blend entre o Techno e House da velha escola que realmente nos levam para outros lugares.
A música conecta.