Chegamos ao pico da semana útil a.k.a quarta-feira. E isso para quem escreve, para quem lê e para quem assiste ao Radar significa abrir a cabeça e despejar dentro dela um bocado de música para transbordar conhecimento. Resumidamente, trazer o novo e o familiar, experimentar, apreciar, sentir e sair diferente daqui. Em tempos de emaranhado de informação nonstop, profundidade é ouro e quem é da música sabe como ficar com ela é a atitude mais razoável possível. Na história de hoje, vamos encontrar de tudo um pouco e passear por outros mundos. Claro que você vai adentrar aquele pistão imagético, mas vai dar uma espiada em propostas mais orgânicas e até mesmo instrumentais. Mas de nada serve o textão se você não ouvir, então já sabe!
Play In The Dark
Artista: Seth Troxler, The Martinez Brothers
Gravadora: Crosstown Rebels
Uma colaboração nada incomum. Seth Troxler e The Martinez Brothers se encontram novamente para uma faixa inconstante e sombria acompanhada pelos creepy vocals de Seth em três versões. Tudo devidamente pertencente à Crosstown Rebels.
Caution
Artista: Kaytranada
Gravadora: RCA Records
Kaytranada acaba de entregar seu primeiro single solo de 2021. Caution estreou no Tik Tok como parte da comemoração do Mês da História Negra. A faixa traz mais uma vez o blend clássico do artista de Disco/Funk e samples de vocais sobre os beats de House.
Feeling Good
Artista: Nina Simone
Gravadora: UMG Recordings
Remix: Chris Avantgarde
Uma das músicas mais remixadas sem dúvidas. E se essa intro com a voz de Nina Simone não te causar arrepios diversos, eu não sei o que te causará. Deve ser isso que motivou Chris Avantgarde a buscar os direitos autorais desse hino. Bastante intensidade nesse rework. Experimente!
Spice Run
Artista: Dam Swindle
Gravadora: AUS Music
A dupla holandesa está de volta à AUS Music. O EP homônimo é o primeiro material com o novo nome artístico, que sucede o Detroit Swindle. No single, temos o percussionista Chris Bruining da Mauskovic Dance Band injetando vida no uptempo de Spice Run.
Firefly (Radio Edit)
Artista: Andhim
Gravadora: Superfriend Records
Firefly volta ao jogo em sua versão compactada. Retirada de um dos melhores materiais da dupla – o EP Never Let You Go – a faixa representa um 2020 de fagulhas criativas para eles e uma jornada cintilante, melódica e progressiva.
Bridges In The Sky
Artista: Colyn, Maurits Colijn
Gravadora: Rose Avenue Records
Um dos novos personagens mais quentes no campo do Melodic House & Techno retorna à icônica gravadora do trio Rüfüs Du Sol. O artista se junta mais uma vez a Maurits Colijn, encarregado do vocal para a faixa-título. Duas tracks intensas, repletas de arpejos que oscilam entre o romântico e o sombrio.
Fireworks
Artista: Purple Disco Machine, Moss Kena, The Knocks
Gravadora: Sweat It Out
Purple Disco Machine tem sido um dos nomes mais diplomáticos no campo das parcerias entre a música eletrônica de pista e outras esferas. A nova collab traz Moss Kena e The Knocks na paleta Disco/Funk, já bem conhecida do produtor alemão. Mais um hino alegre pra conta!
QADIR
Artista: Nick Hakim
Gravadora: Ato Records
Remix: BADBADNOTGOOD
Nick Hakim anunciou que lançará uma edição de remixes das 12 faixas de seu aclamado álbum Will This Make Me Good (2020). Elas serão repaginadas por uma gama eclética de artistas. Um primeiro nome a brilhar os nossos olhos é o projeto de Jazz contemporâneo BADBADNOTGOOD, que traz uma nova versão para QADIR, uma das canções mais ouvidas por eles.
Mutated Battle Breaks
Artista: Mark Broom
Gravadora: Rekids
Produtor britânico Mark Broom está na vanguarda da cena Techno por anos. O artista entrega um LP de oito faixas para a Rekids de Radio Slave na sessão Special Projects. A sequência aqui é rápida, constante, bem fiel ao seu estilo, sem renunciar ao groove.
Transformation
Artista: Soul Clap
Gravadora: Fool’s Gold Records
A dupla continua a gerar expectativas sobre seu futuro álbum, que será lançado no dia da Terra (22/04). O novo EP segue fielmente a mentalidade do projeto que condensa diversas texturas: Disco, House, Funk, R&B, Boogie e o old school com um toque de futurismo.
times
Artista: SG Lewis
Gravadora: Universal Music
Após preparar o terreno com alguns singles marcantes, o novo álbum de SG Lewis ganha vida. Algumas das faixas buscam inspiração na alegria das discotecas dos anos 1970 e na Disco Music e mantêm o tom democrático de um som que flui fácil.
Caverna Magica
Artista: Booka Shade
Gravadora: Blaufield Music
O duo tem mantido a cadência em seus lançamentos. O novo single batizado em nossa língua-mãe, possui uma ambiência leve e inspiradora, um som feito para audição em casa, segundos seus criadores, para contemplação, mas que não abona a pista de dança.
Endless Explorations, pt.2
Artista: DJOKO, Chris Stussy
Gravadora: Berg Audio
DJOKO está de volta com o segundo ato de Endless Explorations para a Berg Audio, gravadora especializada em Dub Techno e na filosofia do “menos é mais”. O alemão honra suas afiadas raízes e entrega quatro novos recortes arrojados dentro da esfera minimalista.
Trains, Planes & Automobiles
Artista: Biesmans
Gravadora: Watergate Records
Remix: Fideles
Biesmans chega junto novamente na potente gravadora com um EP trabalhado em nostalgia. Indie Dance, referências Disco e linhas de synths que deixam a história retrô em ambas as duas faixas. O remix do italiano Fideles deixa a jornada super especial e elétrica.
The Prey
Artista: Monolink
Gravadora: Ultra Records
Monolink acaba de liberar o terceiro single que antecede seu álbum. O produtor, cantor, compositor e multi-instrumentista entrega mais uma faixa cantada, lenta, com alguns synths distorcidos e bips que seguem sua forma que mistura o eletrônico e o orgânico.
Solaris
Artista: Moonwalk
Gravadora: Oddity Records
Remix: Undercatt
E seguimos passeando por camadas mais melódicas da Dance Music. Os italianos entregam ao selo de Fur Coat três faixas ondulantes e um remix assinado por Undercatt, outra dupla italiana. E sendo Itália, pode esperar referências oitentistas também.
Subtropique
Artista: Nicola Cruz
Gravadora: Rhythm Section
O talentoso Nicola Cruz faz sua estreia na Rhythm Section. Em seu novo EP, o artista coloca – como de se esperar – a percussão como o coração da história. Seus multi-ritmos tem no background, suas raízes equatorianas. Cinco faixas permeadas por uma certa psicodelia, elementos orgânicos e que não busca se encaixar em alguma gravura.
Automatic
Artista: Erol Alkan
Gravadora: Phantasy Sound
Para marcar o 100º lançamento da Phantasy nada mais justo que apresentar algo do próprio fundador. A (irresistível) presença da escola francesa se mistura com a percussão crua e algumas linhas de Disco em um faixa de alta energia.
Kenyatta
Artista: Truccy (Rainer Trueby & Corrado Bucci)
Gravadora: Compost Records
Remix: Laroye
Uma dose de musicalidade. O single tribal Kenyatta traz Rainer Trueby e Corrado Bucci nos conduzindo em uma viagem de batida quente, afro, latina e jazzística. Quer coisa melhor? O remix percussivo de Laroye.
20 Years Cocoon Recordings
Artista: VA
Gravadora: Cocoon Recordings
E para fechar o Radar desta semana, uma compilação impossível de deixar passar. Os vinte anos da icônica marca Cocoon definitivamente é algo a ser celebrado por Sven Väth. São quinze faixas completamente devotas ao Techno que representam duas décadas de evolução constante, por personagens que contribuíram fortemente com essa jornada.
A música conecta.