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A música conecta

Clubs e festas: dicas sobre como posicionar sua marca

Por Carolina Egger em Notícias 08.10.2017

É importante investir em uma estratégia de posicionamento para que sua empresa tenha uma boa performance com o público. A forma como as pessoas enxergam seu club ou sua festa é extremamente importante para o sucesso de venda de ingressos, boa reputação no cenário e para que ela se torne referência quando o assunto é entretenimento de qualidade, justificando seus altos investimentos no material artístico contratado.

O que é posicionamento de marca?

É um conjunto de ações estratégicas para construir relevância com seus consumidores e público-alvo. Seu posicionamento deve mostrar o diferencial da sua marca. São várias as variáveis que envolvem o posicionamento da marca, como o tom de voz, os valores da empresa, os canais que ela se comunica, entre vários outros aspectos que definem a apresentação como um todo. Segundo Oliveira (2002) a evolução da marca passa por três estágios: assertivo, assimilativo e absortivo.

No estágio assertivo, as marcas falam para o consumidor, comunicam seu ponto de vista, dizem que são as melhores, bastando-se confiar nelas para se fazer a coisa certa. Aqui podemos assimilar bastante essa tática ao marketing mais tradicional, como propagandas na televisão, rádio e outros canais offline.

No segundo estágio, o assimilativo, as marcas entendem que o cliente deve fazer parte da sua construção, portanto, assumem uma posição de diálogo, igualdade e participação.

No terceiro estágio, o absortivo, as marcas se tornam parte da vida do consumidor, sem focar apenas na venda do produto de forma direta. Isso, por sua vez, define o branding e gera maior fidelidade do cliente com a marca; além disso, desse modo, demonstra-se preocupação com o relacionamento estabelecido com o cliente.

Dicas sobre como posicionar sua marca

Marketing de conteúdo

Para atingir o terceiro estágio no posicionamento de marca, uma excelente forma é o marketing de conteúdo, em que você rodeia seu cliente com informações sobre o mercado, a partir de conteúdos ricos que lhe entregam valor. Com isso, é possível participar de todas as etapas da jornada de compra, até à decisão final, como a forma de entretenimento mais adequada a ele, por exemplo.

Alguns exemplos de conexão do cliente à sua marca, de acordo com seus valores e rotina, são: a construção de conteúdos sobre o cenário eletrônico, as principais atrações (festas, festivais, clubs) existentes, os artistas de destaque, as músicas mais acessadas do momento, etc. Dado isso, investir em produção de conteúdo mostra-se, acima de tudo, uma ótima iniciativa para o posicionamento da marca.

Comarketing

Comarketing é uma das estratégias de marketing de conteúdo. É possível produzir materiais em parceria com outras empresas para atrair leitores e seguidores compatíveis com as duas marcas. Por exemplo, uma festa ou club realizar um e-book sobre os principais estilos de música eletrônica em parceria com o Alataj e divulgar nas bases de contato de ambas e posteriormente compartilhar os leads gerados na conversão do material. Essa é uma estratégia muito legal pois reduz esforços de produção, design e otimiza o alcance dos resultados, já que os esforços de distribuição partem dos dois lados.

Além de todos os resultados com esse tipo de ação, é mais uma forma de entregar conteúdo rico e de qualidade para o seu público, vinculando sua marca a uma outra empresa que tem peso e nome no segmento de atuação.

Posicionamento nas Redes sociais

Não é necessário estar em todas as redes sociais. O importante é estar nas redes sociais que seu público está e ter bom posicionamento nas mesmas; responder os comentários de forma rápida, solícita e com um tom de voz adequado, realizar campanhas e anúncios criativos e relevantes mostra o entrosamento da sua marca com os seguidores.

Além disso, um bom posicionamento nas redes sociais também abre muitas portas para o seu club ou festa criar uma comunidade envolvida e disseminadora da sua marca. Um ótimo exemplo são clubs como Warung e El Fortin que tem uma presença muito expressiva em suas redes sociais, além de grupos, que interagem constantemente com a marca. É uma ótima forma de manter sua audiência sempre por dentro das novidades, como novas datas, artistas inéditos e outros highlights.

Anúncio em portais referência

Nenhuma marca existe sozinha, as parcerias, networking e canais de distribuição dos materiais são essenciais para conseguir acessos qualificados para o seu site. Com um parceiro que divide o mesmo público que você os contato que chegarem por esse meio já serão pessoas que entendem do seu mercado e terão mais chances de virarem adeptos da sua festa/club. Além disso, é possível conseguir maior visibilidade para a sua marca atrelando-a a uma autoridade no tema, gerando credibilidade e associando sua marca a algo bom, de qualidade e de seriedade.

Esse tipo de ação é interessante pois é possível adequar o anúncio com o seu orçamento. De acordo com o local (home, pop-up, início da matéria, final da matéria, por exemplo) e duração (1 semana, 15 dias, 1 mês) do anúncio você pode ajustar o valor do investimento.

Agora que você viu essas dicas sobre posicionamento entenda também porque o Alataj é uma excelente forma de posicionar a sua marca e como você pode trabalhar em parceria conosco.

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