O Rekordbox certamente é uma das ferramentas complementares aos CDJs e controladoras mais utilizadas pelos DJs contemporâneos. Desenvolvido pela Pioneer, o aplicativo tem o intuito de otimizar o trabalho do artista auxiliando no gerenciamento de sua biblioteca musical, bem como fornecer recursos para elevar o nível de suas performances ao vivo.
E como todo aplicativo de uso profissional, o Rekordbox conta com diversos tipos de mecanismos e possibilidades, que à primeira vista pode parecer um pouco complexo para os iniciantes, mas a funcionalidade e eficiência é de grande valia para uma apresentação de sucesso.
Confira cinco dicas funcionais para você otimizar o uso do aplicativo, em sua rotina de apresentações.
Organização de playlists
Vamos ser sinceros, pesquisar uma música específica dentro de uma grande variedade de faixas que estão em sua biblioteca não é uma tarefa fácil, especialmente quando você não se lembra o nome da faixa. Para facilitar esse processo, o recurso de criação de playlists do Rekordbox pode ser uma boa saída para o rápido acesso a essas faixas. Além do aplicativo permitir que você exporte suas playlists para o pendrive, comunicando com a grande maioria dos setups Pioneer, ele também possibilita a gestão de suas bibliotecas musicais através da nuvem, facilitando a sincronização de toda a suas músicas em vários dispositivos com base na Cloud do Dropbox.
Listas de reprodução inteligentes
De uma forma semelhante ao ponto anterior, mas um pouco mais avançado, as listas de reprodução inteligentes do Rekordbox são preenchidas com faixas em sua biblioteca que se enquadram nas regras que você inserir. Basicamente, se você quiser criar uma house music definida entre 124 e 128 BPM, pode pedir ao Rekordbox para criar uma lista de reprodução inteligente com base nessas regras, todas as quais também se encaixam na função “my tag”.
Cue Points e correção de Beatgrid
Otimizar o tempo na hora da apresentação, é de suma importância para uma performance de qualidade. Com os recursos de memorização de Cue Points, o aplicativo oferece uma maior segurança ao DJ na hora de realizar as mixagens, além de facilitar eventuais correções nas grades temporais, evitando um possível erro de pitch ou um beatmatch mal sincronizado.
Loops criativos
Ainda falando sobre preparação da performance, o Rekordbox permite que você crie loops criativos e os mantenha ativados previamente. Só não esqueça de acionar o “memory” e ativar a flecha vermelha ao lado da marcação.
Suporte Mobile
Esqueceu o pendrive? Se você estiver com o celular em mãos com o aplicativo instalado, não tem motivo para se preocupar. O Rekordbox Mobile permite reproduzir as faixas no app usando um CDJ/XDJ compatível apenas conectando o dispositivo através de um cabo USB. Graças à gestão da biblioteca na nuvem, não é necessário lidar com diferentes listas de reprodução em função do dispositivo que estiver usando – podendo usar sua própria biblioteca durante a performance.
A música conecta.