Quando um produtor resolve montar seu tão esperado home-stúdio, muitas dúvidas surgem acerca desse processo. Tanto a escolha do espaço ideal, como a disposição dos equipamentos, e a instalação de materiais para tratamento e isolamento acústico necessitam de uma análise prévia do local para que haja um resultado realmente eficiente. Aliás, nenhum produtor quer investir uma boa grana em um home-stúdio, e ainda assim ter que lidar com uma referência acústica meia boca né?
Pois então, a equipe da Ilha Acústica – startup de Florianópolis voltada para soluções acústicas – compartilha conosco algumas dicas precisas e necessárias, que vão te ajudar a obter a máxima eficiência possível na hora de montar seu espaço de trabalhos musicais. Confira as recomendações de Bruno Pereira de Souza!
Tratamento vs. Isolamento Acústico
A primeira coisa que devemos esclarecer sobre acústica é a diferença entre isolamento acústico e tratamento acústico.
O primeiro tem o intuito de impedir a entrada e saída de som do estúdio. A premissa do isolamento acústico é vedar toda entrada de ar no estúdio além de mecanismos que evitem a transmissão sonora por vibração.
Já a segunda, busca equilibrar o som dentro do ambiente. Em um estúdio de produção e mixagem, vamos ainda além do equilíbrio sonoro, e buscamos criar condições ideais para a percepção da imagem estereofônica. Essa percepção permite ao produtor perceber sutilezas no som e tende a elevar o padrão das mixagens.
Imagem estereofônica
Imagem estereofônica é a percepção de localização de instrumentos musicais num palco tridimensional criado entre os pares de monitores. Para preservar a qualidade da imagem estereofônica em um estúdio devemos seguir com as seguintes ações:
- alinhar monitores de áudio
- criar uma área livre de interferência de reflexões primárias
- absorver a reverberação
- atenuar ondas estacionárias
Alinhamento dos monitores de som
Os monitores devem estar devidamente alinhados, criando um triângulo equilátero com o ponto de mixagem (a cabeça do ouvinte).
Monitores desalinhados causam atraso do sinal entre os ouvidos, esse atraso gera interferência de fase entre as ondas. A interferência de fase pode adicionar ou cancelar frequências, o resultado é a distorção na percepção sonora e perda de nitidez da localização dos instrumentos do campo estereofônico tridimensional.
Reverberação
Reverberação é a soma das reflexões sonoras em um ambiente. A rigidez dos materiais que constituem as superfícies do estúdio determina o nível de reflexão. Quanto mais duro e liso um material, mais reflexivo ele será.
Um estúdio com excesso de reverberação não traduz bem o material musical reproduzido pelas caixas de som. As frequências refletidas perduram por muito tempo no ambiente se retroalimentando. Quando retornam ao ouvido, são interpretadas com a soma do som direto, gerando uma distorção entre o que realmente é reproduzido e o que é percebido.
O tempo de reverberação ideal para um estúdio deve estar abaixo de 1 segundo.
Essa reverberação pode ser bastante reduzida com a adição de móveis, cortinas, tapetes, livros e plantas no ambiente.
Ondas Estacionárias
Ondas estacionárias são ondas graves que estacionam entre paredes paralelas em um estúdio. As ondas estacionárias causam pontos de alta e baixa pressão sonora. Nos nódulos de alta pressão temos uma amplificação das frequências ressonantes às dimensões do estúdio, nos pontos de baixa pressão temos o cancelamento dessas frequências. A melhor maneira de evitar ondas estacionárias é projetar a construção de um estúdio sem paredes paralelas, porém quando estamos adaptando um quarto em um estúdio o caminho para atenuá-las é utilizar painéis angulados a uma distância ideal para parede paralela.
Os painéis angulados ou inclináveis, tem pouco poder de absorção com as ondas sob graves, porém conseguem difratá-las, ou seja, alterar sua trajetória, assim pode-se criar um ponto de mixagem com a pressão de graves bem balanceada.
Reflexões Primárias
São as primeiras reflexões a chegarem no ouvido após o som direto do monitor de áudio. Elas carregam a mesma informação sonora porém chegam alguns milissegundos atrasados, criando problemas de fase e difusão da imagem estereofônica.
O cérebro humano funde as informações sonoras que chegam ao ouvido em um tempo menor que 30ms, por isso deve-se posicionar painéis acústicos em pontos específicos do estúdio para criar uma área livre de interferência de reflexões primárias. Assim o som direto dos monitores não é somado com reflexões do ambiente e permite a monitoração nítida e precisa.
A música conecta.