Skip to content
A música conecta

Secret Files 021 | Capetini

Por Elena Beatriz em Secret Files 02.04.2025

Entre a cadência da House Music como fio condutor, Rafael Capetini construiu uma assinatura sonora singular que transita com naturalidade entre diferentes vertentes — do Dub ao Jazz, passando pelo Electro, Techno e seus subgêneros — reflexo de uma bagagem adquirida ao longo da vida, que carrega em cada faixa um pouco da sua multiplicidade e inquietação criativa. Esse caminho o levou a se firmar como um dos nomes mais interessantes da cena nacional atual, ampliando constantemente suas possibilidades dentro da música eletrônica.

Inspirado por artistas como Arnold Jarvis, K-Hand e Kerri Chandler, Rafael construiu uma discografia de respeito. Seus álbuns Dancing Dog e Perro Doblado, lançados pela 40% Foda Maneiríssimo, são reflexos dessa abordagem. Agora, com seu novo EP, We The Sound, lançado pela DSRPTV, Capetini apresenta uma abordagem mais minimalista. As quatro faixas do EP apresentam a presença marcante de baixos, sintetizadores e efeitos delay e reverb, criando composições que se misturam entre profundidade e ritmo, trazendo vocais icônicos como o do poeta e ativista Mutabaruka em Muta’s Poem. O EP também conta com um remix de Bruno Afterall para a faixa que dá nome ao lançamento.

Capetini reafirma sua habilidade de construir conexões entre estilos e épocas, transformando suas referências em uma sonoridade que reforça a sua marca. E, se suas produções traduzem esse olhar aberto, é natural que sua curadoria como DJ também reflita cuidado e versatilidade. Foi pensando nisso que o convidamos para compartilhar 10 faixas que têm espaço garantido em sua case:

Lieutenant Stitchie – Dress to Impress (Hurley’s House Mix)

Essa é uma das minhas músicas favoritas de todos os tempos. Tem uma vibe solta e cheia de groove que ganha a pista. Uma união perfeita entre Reggae e House Music.

Unknown ArtistTribal Tool (Burning Like The Amazon)

Dub Techno na sua forma mais pura. Essa é uma faixa brasileira que instantaneamente se tornou um dos meus lançamentos favoritos de 2024. Música crua e despretensiosa.

Lagos – Afrolectric

Mesmo que você não goste de música eletrônica, não vai resistir aos beats irresistíveis, guitarras, metais e à energia do Afrolectric. Total vibe de Carnaval do Rio.

VibronicsBook of Revelation Alt. Version

O mundo meio que para quando essa música toca na pista. A reação das pessoas é sempre interessante, tipo: “Esse cara tá mesmo mandando um reggae do nada?”

TribalationWhy Did You Do That?

Quando coloco essa, quero que as pessoas entrem no clima da sedução. Essa faixa é uma aula de grooves hipnóticos que enchem a pista de uma forma incrível.

Thomas DolbyOne Of Our Submarines (Salz Mix)

Essa é tipo: “Deixa eu te levar para a música britânica dos anos 80, mas de um jeito disco e dubby.” Essa faixa me lembra minha adolescência. A letra é muito boa e me faz imaginar uma história de amor em meio a uma guerra submarina.

Community Recordings – Lifted Soul (Late Nite Dub)

Beats, grooves e ritmo do começo ao fim. Community Recordings, também conhecido como Jon Nedza. Sou meio obcecado pela música dele, sempre com um estilo muito legal.

Instant HouseAwade (Raw Shelter Mix)

Uma das formas mais puras e originais de afro e tribal house direto do final dos anos 80. Pelo que encontrei, é uma colaboração entre Stan Hatzakis, Toni Confusione e meu favorito pessoal, Joaquin “Joe” Claussell. Pura excelência da música negra.

Larry Heard Presents Mr. WhiteYou Rock Me (Long Version)

Eu amo músicas românticas. E essa é especial porque tem até elementos de rock. Sempre toco essa para minha outra metade e para todos os apaixonados na pista.

DJ ModeThis Music Part 1

O que posso dizer? Eu amo música, e essa música é sobre amar música. É a faixa perfeita para fechar os olhos, se soltar e lembrar por que fazemos o que fazemos. Estamos aqui pela música.

A MÚSICA CONECTA 2012 2025