As pistas estão paradas, mas os artistas ainda continuam muito antenados no que tem acontecido de mais interessante na cena eletrônica e uma das tendências é o crescimento e popularização do Indie Dance. Tem sido cada vez mais comum ouvirmos sets com a presença desse estilo e suas variáveis — como Italo Disco e Space/Dark Disco.
Novos produtores também têm surgido apostando nessa linha sonora que traz uma forte presença de sintetizadores com uma estética oitentista – o Korg M-1 é bastante utilizado para isso -, além de pianos e strings em muitas das faixas, trazendo sonoridades do Jazz. Uma grande referência da atualidade é a faixa Starry Night da coreana Peggy Gou, além de produções de projetos como WhoMadeWho, Tunnelvisions e nomes como Johannes Albert e Krystal Klear.
Por aqui, um artista que temos um bom relacionamento e tem aprofundado sua pesquisa musical nesse estilo é DBeat, DJ muito reconhecido principalmente no Sul do Brasil. Ele tem acompanhado de perto as mudanças e promessas que a cena vem apresentando dentro do Indie Dance, então o convidamos para selecionar cinco artistas em que ele aposta nos próximos meses:
DBeat
Moscoman – Eyes Wide Shut (Tunnelvisions Remix)
Já faz algum tempo que eu venho curtindo as produções do Moscoman e nos últimos dias fui surpreendido com esse remix do duo Tunnelvisions, que é um dos nomes mais interessantes que surgiram no final do ano passado, sem dúvidas. Acredito que os dois ainda podem surpreender muito esse ano.
WhoMadeWho, Adana Twins – Immersion (Original Mix)
Eu já esperava que a collab entre WhoMadeWho e Adana Twins daria muito certo, mas não dessa forma. Immersion é uma bomba legítima dosando perfeitamente sentimento e energia. Se o grupo mantiver a sequência de lançamentos, teremos muitas coisas boas ainda esse ano. E, como se sabe, a cada release deles, uma ótima surpresa.
Benjamin Fröhlich – Tivoli (Johannes Albert Extendend Remix)
O alemão Johannes Albert é uma das minhas apostas para 2020. Nos últimos meses tenho acompanhado de perto as suas produções e de fato virei fã. Musicalidade e faixas que vão do House ao Acid ou até mesmo Italo Disco tem colocado ele nos holofotes, merecidamente!
Musumeci – The Frog
O italiano apareceu no meu radar no meio de 2019 com a música The Frog e de lá pra cá tenho escutado praticamente tudo o que sai dele, dificilmente não gosto de alguma música. No começo do ano a sua faixa Pawn Storm foi incluída na famosa compilação Secret Weapons, da Innervisions, e em Maio o seu remix para o clássico dos anos 80, Cruel Summer, saiu pela Permanent Vacation, uma das gravadoras que eu mais gosto. Fiquem de ouvidos bem abertos para esse cara!
Cinthie – No One Can Take You from Me (Original Mix)
Pra fechar essa lista, Cinthie é uma das mulheres que mais tem surpreendido nos últimos tempos com suas produções e eu não poderia deixar de citá-la. O seu debut álbum já está em pré venda e a faixa No One Can Take You from Me é, pra mim, um dos grandes lançamentos de 2020. Essa mina é demais!
A música conecta.