Que as sonoridades minimalistas “voltaram” para ficar a gente já sabe. A gente diz voltaram porque a vertente teve um ápice mais voltado ao Techno por volta de 2009 e depois deu uma esfriadinha. A nova onda com a ascensão global de artistas e labels dentro do estilo chegou com tudo em pistas de dança ao redor do mundo e com diferentes roupagens. Linhas mais voltadas ao House, outras ao Electro, o velho conhecido Techno e por aí vai.
+++ O Twitter é a forma mais rápida de nos conectarmos a você. Siga o Alataj por lá
Ainda que o Minimal tenha se desdobrado em outras subvertentes, a “linha mãe”, como tomamos a liberdade de denominar, segue mais forte do que nunca. A linha de grave robusta como base das faixas do estilo, aliada aos pouquíssimos elementos e alguns poucos vocais também, faz com que seus amantes permanecem horas inebriados com a construção musical criada na pista de dança. Aliás, é dessa linha que encontramos os maiores representantes do Minimal, que, com muita qualidade, entregam apresentações aclamadas no mundo todo, com destaque para os famosos long sets que acompanham a carreira dos artistas.
Em uma breve pesquisa dentro deste cenário, encontramos uma infinidade de figuras competentes, mas resolvemos elencar cinco deles que merecem o devido destaque e com um bônus, é claro.
Fumiya Tanaka
O japonês possui um background robusto do cenário do Techno do Japão, apresentando desde os primórdios de sua carreira uma característica mais linear e hipnotizante. Os anos foram moldando sua linha musical para a vertente mais minimalista, mas sempre apresentando sua base sonora, o que torna seu som singular.
Stekke
Artistas da vanguarda da cena Minimal no Brasil, o duo formado por Renne e Ale Reis são facilmente considerados os maiores representantes do estilo no país e seguem há muitos anos fiéis à estética sonora minimalista, drum machines antigas e sons mais orgânicos.
Vera
Com uma seleção musical atemporal e sets considerados muito elegantes, Vera é capaz de passear por diversas vertentes sempre trazendo a elas a característica minimalista, em especial dentro do Electro e Techno. Ela também comanda a gravadora Melliflow, dedicada a essa fusão entre os estilos.
Thomas Melchior
Um dos precursores do cenário Minimal alemão, que trouxe esta roupagem linear e enxuta ao estilo, Thomas Melchior é um dos maiores influenciadores da vertente no cenário da música em nível global e também um dos nomes mais recorrentes entre os lançamentos da poderosa gravadora Perlon.
ZIP
Sem sombra de dúvidas um dos maiores precursores do Minimal em sua história, ZIP leva o estilo às pistas de dança muito antes do estilo tomar a proporção alcançada atualmente. Seus sets são sempre aclamados pela capacidade de extrair de todos os estilos sua roupagem mais minimalista.
Bônus
a:rpia:r
Não há muito o que falar quando Rhadoo, Raresh e Petre Inspirescu se reúnem para tocar juntos. Três dos grandes representantes do Minimal atualmente são, além de produtores notáveis, donos de uma sintonia sem igual quando se encontram nas cabines.
A música conecta.