Skip to content
A música conecta

Joyce Muniz fala sobre processo criativo de Zeitkapsel, novo álbum guiado por roteiro de suas próprias vivências

Por Mia Lunis em Trend 28.02.2023

Brasileira com base em Berlim, Joyce Muniz é uma artista multifacetada e inspiradora. DJ, produtora, MC e cantora, Joyce está prestes a lançar seu mais novo trabalho, o álbum Zeitkapsel, inspirado em suas experiências pessoais e lançado de forma independente. 

Acostumada às cidades mais importantes do cenário eletrônico e inspirando os sonhos de vários artistas em início de jornada, Joyce nos permite, através de Zeitkapsel, conhecê-la em sua vulnerabilidade, força e entrega total para sua arte. Essa conexão genuína com os ouvintes só faz enriquecer a obra de Joyce, do alto de suas mais de duas décadas de carreira. 

Diversos momentos na vida da produtora estão entrelaçados no álbum e isso se fez evidente em alguns singles que ela lançou em antecipação. A exemplo, Arrivederci Bella, faixa que retrata o fim de um relacionamento sob uma perspectiva lúcida, passando pelas faixas These Days, onde Joyce traduz em batidas suas vivências em Viena, e Bangalore Girl, inspirada em sua turnê na Índia. Ela também se destaca com Tempelhof e In Der Nacht. Joyce nos contou alguns detalhes sobre seu processo criativo com o álbum Zeitkapsel, separando tudo em ideia, influências e conceito. Vale a pena entender o universo artístico particular de Joyce Muniz. 

Ideias

Durante os lockdowns, tive a ideia de fazer um álbum no qual eu poderia trazer estilos e gêneros diferentes, porque o meu gosto musical sempre foi diversificado. Quando comecei, costumava tocar Drum & Bass, Breakbeat e Hip-hop. Depois passei pelo Miami Bass, Electro, Hard Techno. Em 2006, comecei a produzir e mudei diretamente para a House Music. A maioria das pessoas me conhece como uma produtora de Deep House e Indie Dance. Depois de tantos lançamentos e anos de experiência, tomei o tempo necessário para experimentar meu antigo gosto com os sons de hoje.  

Influências

Uma das minhas maiores influências foi a minha coleção de discos. Durante o lockdown, finalmente tive tempo de ouvir alguns dos meus discos antigos, e um deles que realmente me pegou foi o Goodbye Country (Hello Nightclub), do Groove Armada. Este álbum saiu em 2001 e eu me lembro como fiquei surpresa quando o escutei pela primeira vez. Os caras conseguiram trazer estilos diferentes em um único projeto. Eu também percorri minha coleção de Trip Hop e Downtempo, que contém álbuns de Massive Attack, Tricky, Amon & Tobin, Cold Cut e Portishead. Também ouço muito Calibre, ele ainda é para mim um dos meus produtores preferidos de Drum n’ Bass. Electro também foi uma influência muito importante para mim, como DJ Hell, Miss Kittin ou Peaches. Mesmo que eu tivesse todas essas influências, para mim era importante misturar todos esses gêneros com o meu próprio estilo.

Conceito

No início eu queria fazer 10 faixas. Cada track deveria ter um estilo diferente. Agora o álbum tem 12 faixas. Para o primeiro single, ‘In Der Nacht’, convidei meu amigo Karl Michael para fazer os vocais. Desde que comecei a ser DJ & produtora na Áustria, tenho uma conexão muito forte com a língua alemã e a cultura. Para mim foi muito importante incluir uma faixa com vocais alemães.

Arrivederci Bella é o segundo single do álbum e significa muito para mim, já que nasci no Brasil e uma parte da minha família é de percussionistas. Tenho todas estas belas lembranças de festas de família, quando todos tocavam um instrumento e cantavam juntos,  por isso o ritmo do samba nunca saiu do meu coração. Sempre quis misturar o samba com música eletrônica, então para este decidi fazer os vocais eu mesma. 

O terceiro single, ”Bangalore Girl” é uma melodia de bateria e baixo com muitas influências indianas. Para o 4º single, How I Feel, convidei o cantor francês, produtor e irmão mais novo de Guy-Manuel de Homem-Christo (Daft Punk), o Play Paul. Esta canção é uma música típica de house, um estilo que lembrará minha produção inicial em discos já explorados. Também fiz uma melodia de soulful deep house muito interessante com a lenda do house, Roland Clark

Zeitkapsel chega às plataformas no dia 14 de Abril, fique atento! 

A música conecta. 

A MÚSICA CONECTA 2012 2025