No mercado competitivo da música, o artista, independente ou não, precisa de um marketing bem trabalhado e um bom networking e em tempos de redes sociais a todo vapor saber como utilizar as ferramentas se torna essencial. Quem está no meio já deve ter escutado alguns falando frases como: “Eu tenho um número alto de seguidores e não tenho recebido convites X pra tocar, fulano tem menos que eu e toca todo final de semana.” Pouco adianta ter um número alto de seguidores se estes que estão ali representam somente um número, essa é a verdade de redes como Facebook, Instagram e etc.
Outro fator é a comparação, cada artista é único, então o que é preciso é encontrar a sua fanbase e se comunicar com esse grupo efetivamente, isso, juntamente com outros fatores podem ajudar o artista a ter uma maior e melhor visibilidade. Iniciado na música desde cedo, YOLA acumulou expertise e um sentimento especial na hora de expressar emoções em suas produções, o que o torna um artista completo de corpo e alma. Natural de São Paulo, o produtor começou a dar seus primeiros toques artísticos na música eletrônica em 2017 e nos conta um pouco sobre como vem mantendo sua fanbase.
“Esse tema sempre foi muito sensível pra mim… desde o começo do projeto sempre acreditei em um crescimento orgânico, onde as pessoas acabam chegando em mim através da minha música. Acho que esse crescimento natural e verdadeiro cria uma relação muito próxima e quase entre amigos, e isso é algo que a rede social trouxe de muito legal, a proximidade entre o artista e quem curte o som. Essa troca quase que instantânea torna a relação mais real ao meu ver. Tenho uma relação muito próxima com a galera que vem falar comigo, sendo um artista pequeno independente sem investimento algum em marketing é surreal quando recebo mensagens de pessoas que se sentiram inspiradas e tocadas pelas minhas músicas…
Por outro lado, acho que o mercado no geral (não só o mercado de música) ainda olha muito para números (de seguidores, de likes, de plays, etc, etc) e isso pode ser mascarado por diversas formas, hoje em dia tudo se compra… compram-se play, likes, seguidores etc… e quanto mais você faz isso, mais fica afastado e isolado de um público real que está te seguindo por que se identifica com você como artista. Essa parada me deixa um pouco triste e desanimado às vezes, porque sei que muitos tomam decisões baseadas nesses números, mas tento seguir em frente, construindo minha história tendo como base a relação verdadeira com quem me segue, o lançamento contínuo de músicas, vídeos, sets e me engajando com tudo aquilo que acredito”, reflete YOLA.

Para muito além do aspecto comercial da música ou do artista, há também um senso de conexão e comunidade que os seres humanos vem buscando nas redes além das interações presenciais — no caso do DJ essa conexão se dá na pista, nos encontros com o público, onde fica nítido que muitas vezes o número X de seguidores não representa o carisma e o alcance do artista. Mas ainda assim, os tempos são outros e a pergunta é: como se manter fiel a sua essência (que pode ser também por vezes introvertida) em tempos que as redes exigem um número X ou Y de postagens para engajamento? YOLA responde:
“Eu acho que o mais importante, como falei acima, é criar uma relação verdadeira, espontânea e orgânica… Não importa se você é introvertida ou não, isso não define o tipo de relação que você vai criar com quem te curte. O que define é a verdade que existe na aproximação entre artista e público. Eu entendo que quanto mais verdadeiro você for, quanto mais você conseguir expor suas fraquezas, qualidades, forças, pensamentos, etc, mais o público vai se sentir parte da sua vida.
Não existe artista sem o público, não existe música sem ter quem escute ela. Essa troca é o que torna a música algo tão especial e o que faz com que ela tenha o poder de mudar vidas… acredito que algo só pode ser duradouro se a troca for verdadeira. Não é pela quantidade de posts que você faz, mas pela qualidade e relação que você cria em cada momento que se conecta com seu público.
Esse tema é muito complexo e tenho total consciência que nem tudo é tão bonito e florido como o que eu falei aí em cima… o mercado talvez não romantize muito tudo isso e é mais previsível. Mas eu, como artista e por personalidade natural, sinto a necessidade de criar esses vínculos verdadeiros, para me dar inspiração para continuar criando…”
YOLA acabou de lançar um novo vídeo set, aproveite e confira:
YOLA está no Instagram, Soundcloud e YouTube.
A música conecta.