Skip to content
A música conecta

Computador engasgou? Como deixar o seu projeto do Ableton mais leve?

Por Alan Medeiros em Papo de Estúdio 28.11.2014

Como todos sabemos, temos a possibilidade de utilizar uma quantidade absurda de softwares para produção musical, existem plugins dedicados a simular de tudo desde os instrumentos mais clássicos como pianos e sintetizadores até coisas mais  esdrúxulas como assobios, índios tocando flauta, barulho das ondas do mar e por aí vai. Mas daí esbarramos em um outro problema, nossa música está linda e cheia dos mais variados efeitos e simulações, mas o nosso computador velho de guerra não esta dando conta de processar tudo no devido tempo. De fato é uma tarefa um tanto árdua não é mesmo?

Mas e aí, o computador engasgou e você quer continuar mexendo na sua track porque afinal essa realmente será uma BOMBA. Como proceder para deixar o projeto do Ableton mais leve?

Sem mais enrolação e vamos a algumas sugestões.

Buffer Size

Aumentar o Buffer Size: Buffer Size é a quantidade de samples que o Ableton irá armazenar na memória física do computador, quanto mais BufferSize mais memória ele irá armazenar, mais leve será o processamento porém a  latência será maior. Para execuções ao vivo ou gravações é necessário reduzi-lo ao máximo possível, mas para mixagem ou qualquer outro processo que não envolve execução em tempo real, você pode aumentá-lo bastante.

Em cada interface de áudio existe uma forma um pouco diferente para modificar o Buffer Size, mas todas baseiam-se no mesmo princípio. Mostrarei através de imagens como seria essa mudança no ASIO4ALL que acredito ser bastante popular entre os produtores.

Localize o ícone do Asio4all na bandeja do Windows, localizado no canto inferior direito

Asio 4all bandeja

Clique no ícone da Chave Inglesa no canto do Asio para habilitar as opções avançadas

aumentar buffer Size

Depois deslize o slider para aumentar para o tamanho necessário como por exemplo 1024 Samples.

aumentar buffer Size2

Alguns vsts pesados como o Melodyne, recomendam a utilização de pelo menos 1024 Samples para a sua execução.

Pronto, provavelmente o seu PC terá uma performance um pouco melhor, mas caso ainda precise de uma mãozinha extra…

– Utilizar o Freeze/Flatern em melodias ou acompanhamentos finalizados:

Uma coisa muito simples que também pode ser feito para poupar processamento é ir “freezando” nos canais que já estão prontos… Você fez uma super melodia, agora você quer trabalhar no arranjo, mas o vst da melodia era incrivelmente bonito e… PESADO!

Freeze é uma opção que você acessa clicando como botão direito em cima do nome do canal escolhido.

Freeze

E então ele renderiza a track e processa todos os plugins transformando tudo em audio, nessa opção, faz com que o seu computador não precise processar o instrumento virtual, nem os efeitos, consumindo muito menos processador.  Então, você pode “freezar ” todos os canais que estão utilizando muitos vsts aliviando um pouco a barra do seu computador, aumentando a performance e melhorando o workflow!

Caso você queira fazer alguma modificação em algum canal “freezado” basta clicar em UnFreeze Track.

Freeze2

Ou em Flattern, na opção de Flattern ele vai renderizar de vez o canal e você não poderá mais alterar os plugins que ali estavam, mas poderá acresentar novos vsts para processar o audio renderizado.

Lembrando sempre que você pode e deve salvar seu projeto regularmente e com vários nomes diferentes, dependendo do estágio do progresso, como: “Desert Wind v1”, “Desert Wind v2 – freeze some tracks”, etc…

Então é isso, espero que essas dicas possam ter ajudado a você a ter uma performance um pouco melhor durante a produção.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024