READING

Faixa a Faixa | James Saboia – Amazônia Enca...

Faixa a Faixa | James Saboia – Amazônia Encantada EP [The Purr Music]

Os encantos da cultura e das belezas da região amazônica são os propulsores criativos de James Saboia, promissor DJ e produtor amazonense que desde 2016 busca compartilhar essas conexões com a natureza através da música. Sendo assim, não poderíamos esperar algo diferente dele senão faixas percussivas e com uma atmosfera bem tropical, reproduzindo elementos e sons característicos daquela região.

O resultado veio através do seu novo EP chamado Amazônia Encantada, que chamou a atenção de uma das gravadoras mais respeitadas de Deep House na Europa, The Purr, que o lançou no dia 10 de fevereiro de 2020 e tem recebido o suporte de nomes como Armen Miran, Peter Makto, Anatolian Sessions, Microcastle, Emi Galván e Fernando Ferreyra, além de já estar entre os 100 melhores releases de Deep House do Beatport.

James vem até o Alataj contar pra gente um pouco como foi o processo de criação do EP, desde o seu conceito até métodos utilizados para dar vida a suas ideias. Confira!

James Saboia

“Fala galera! Beleza? Bom, o meu objetivo na produção do EP Amazônia Encantada foi tentar trazer para dentro da música eletrônica toda a riqueza natural e cultural da Amazônia. Com esse pensamento criei as duas faixas que, no quesito pista, tem propostas totalmente diferentes uma da outra. Enquanto Amazônia Encantada convida você para uma viagem interna, Sonido Caboclo te chama para dançar.

Amazônia Encantada | Comecei a produção construindo toda a ambientação sonora do break. Busquei criar algo que fizesse o ouvinte se sentir realmente dentro da floresta, e para isso, adicionei alguns sons gravados por mim mesmo e complementei com alguns samples de animais típicos da fauna amazônica. Demorei uns dois dias para finalizar essa ideia, com certeza foi a parte mais complexa e demorada de todo o processo de produção.

Depois, comecei a trabalhar no groove. Tenho certa facilidade em criar bateria e percussão, por isso, logo cheguei em um resultado que me agradou e casou com a proposta da faixa. Para fazer o papel do “baixo”, usei apenas um segundo kick no contra-tempo.  

Por último, criei os synths. O synth principal foi com plugin Jup-8 da Arturia com uma melodia simples, mas que conseguiu trazer para faixa um sentimento profundo de reflexão. Adicionei também alguns synths percussivos que, por estarem bem filtrados, ajudam a trazer um aspecto obscuro, além de aumentar o groove. A harmonia ficou a cargo de um synth contínuo feito no Solina V da Arturia, um acorde feito com um preset de violão do próprio Ableton, e algumas flautas indígenas que acrescentei no break.

Sonido Caboclo | A característica principal da track é o groove, apesar de ser a segunda faixa do EP, Sonido Caboclo recebeu tantos feedbacks positivos quanto a primeira. É um dos sons que eu mais curti produzir.

Comecei pela bateria e percussão, a partir daí fui desenvolvendo o restante. Quis acrescentar um som de baixo real nessa música, para isso utilizei um plugin chamado Trillian, o resultado ficou bem legal. Posteriormente criei alguns synths percussivos que ajudaram a aumentar ainda mais o groove da música. 

No break, para trazer uma atmosfera mais profunda, criei uma melodia de flauta pan que conversa com um sample de vocal e também adicionei alguns sons da floresta. Antes do “drop” acrescentei uma frase dita pelo poeta amazonense Celdo Braga se referindo a Amazônia: Essa terra aqui tem dono. Esse som é nosso. Isso aqui faz parte da minha vida”.

Se você quiser saber mais detalhes sobre o EP Amazônia Encantada, James postou em seu Instagram um vídeo onde mostra mais detalhes do processo de criação da sua última faixa.  

A música conecta.

+++ Quer conferir mais reviews Faixa a Faixa? É só clicar aqui.

+++ Assine nossa newsletter e receba os principais conteúdos diretamente no seu e-mail!


RELATED POST

INSTAGRAM
SIGA-NOS