Skip to content
A música conecta

Faixa a Faixa | VA – Journey to the West [Subliminal Senses]

Responsabilidade. Desde que o DJ e produtor Joao Ferrari foi descoberto pela label boliviana Subliminal Senses, conquistou a confiança da crew e estreitou os laços de amizade e profissionais com todos da equipe. Com  eles fez sua primeira tour internacional pela Bolívia e Peru, além de ter ganhado espaço para lançar alguns de seus trabalhos pela gravadora.

+++ Who? Joao Ferrari

O texto começa com a palavra responsabilidade porque agora Joao ganhou carta branca para fazer a curadoria do VA lançado nesta sexta (27). Ciente da necessidade em apoiar os artistas locais, mesmo com a label sendo baseada na Bolívia, o brasileiro trouxe para o disco diversos artistas emergentes de sua região que entregaram 10 faixas para compor o material. 

Todos receberam três características para seguir em algum momento da construção musical: viajante, suave e hipnótica, assim, as composições ficaram interligadas independente do estilo que os produtores apostaram. Além de ter feito toda a masterização do VA, Joao também convidou cada um presente neste trabalho para compartilhar os detalhes das músicas para mais um conteúdo Faixa a Faixa por aqui:

Joao Ferrari – Bóson de Higgs

Uma mistura de baixo minimalista e bateria bastante swingada, dentro de uma atmosfera de ambientes e cânticos, com melodias profundas e intensas criadas com o JP-08 da Roland, que acabou trazendo um resultado bem interessante pra esse mix. 

Kai Zen – Nostalgic

Nostalgia é um termo que descreve uma sensação de saudade idealizada, e às vezes irreal, por momentos vividos no passado associada a um desejo sentimental de regresso. A faixa “Nostalgic” leva o ouvinte a um mix de emoções que te farão sentir na pele o que o artista quis dizer.

DAF! – Lost in a Loop

Levando em consideração o estilo e o nome da faixa, “Lost in a Loop” surgiu da ideia de aproveitar muito bem um loop criado pelo artista, trabalhando a técnica de repetição e assim ocasionando um estado de hipnose permitindo ao ouvinte uma viagem completa.

Fantucci – Eclipse

Uma forte conversa entre os baixos movimentam o corpo enquanto os crescentes acordes instigam a mente. No drop a revelação; a entrega; o alívio. Pinceladas de um synth especial paira sobre a atmosfera sombria, clareando no momento em que tudo faz sentido.

Dopp3 – Criminal

Essa faixa fiz uma mistura de uma base minimalista, com uma melodia mais deep e com um vocal de um mafioso americano, que está contando uma história que marcou sua vida criminosa.

MUVT – Midnight Noise

Midnight Noise é uma música produzida com ênfase ao seu nome. Busquei criar ela de madrugada e tentei passar a sensação que esse horário me transmitia, o resultado é este; uma track com muito sentimento, elementos distorcidos, uma atmosfera hipnótica e graves bem profundos.

Fachini & Natan Junqueira – I’m Free

Essa track foi realizada com meu brother Natan Junqueira, resolvemos misturar uma bateria brilhosa com um swing Europeu levado e melodias mais escuras. Levando o som a ficar dançante mas ao mesmo tempo marcando com a harmonização dos elementos.

Vitor Lang – Between Us

Visando a ideia intencionada pelo V.A, arranjei a bassline com notas subliminares mas que ao ouvir, e sentir, traga vontade de se movimentar, as baterias da mesma forma, visando o movimento. Busquei então trazer uma sensação de calor criada pelos pads, que por sua vez, conversam com o arpeggio, onde juntos criam uma atmosfera hipnótica e dançante.

Ricardo Luiz – Sensation 

Essa faixa é a interpretação do “tema” que o João Ferrari pediu na criação para uma música que encaixasse neste VA. Sendo assim, consegui juntar isso com minha identidade sonora, resultando em uma faixa com um groove bem dançante, que é a soma de um bassline presente com baterias e synths rítmicos.

Scalco – Conversation

Minha ideia nessa faixa é tentar transpassar a “alegria” do house com elementos bem groovados na bateria, e na parte de synths um pouco mais a “seriedade”, tentando manter um equilíbrio entre ambos com muita constância.

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024