Skip to content
A música conecta

Daniel Bell e suas diversas faces

Por Alan Medeiros em Notícias 20.09.2017

Daniel Bell é um DJ e produtor americano, também conhecido como DBX, que nasceu em Sacramento na Califórnia e tornou-se conhecido mundialmente por sua visão musical relacionada as cenas techno e minimal. Dono de uma implacável discografia, Bell já colaborou com Richie Hawtin no projeto Cybersonik e na gravadora Plus8. Além disso, construiu uma relação bem especial com os legendários selos Accelerate e Elevate.

https://www.youtube.com/watch?v=owAVrd7sgqQ

Influenciado principalmente pelo house de Chicago, Daniel bebeu diretamente da fonte através de trabalhos de Steve Reich e Philip Glass. Grooves fortes, elementos únicos e uma atmosfera bastante particular são algumas das principais marcas do som do americano, artista confirmado na edição 2017 da Tribaltech.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas tocando instrumentos musicais, pessoas sentadas e pessoas no palco

Desde 2000, Daniel vive em Berlim e tem colaborado com uma gama de selos bastante impactante – Tresor e Logistic Records são dois deles. O espírito aventureiro e desbravador sugeriu a ele a necessidade de explorar constantemente novos caminhos. Não atoa, Daniel também é conhecido como DBX, um outro lado de sua música. É justamente esse lado híbrido de Bell que Wesley Razzy explora numa seleção de tracks minuciosa, que introduzem com perfeição este grande artista frente ao público brasileiro. Confira abaixo:

Com a palavra, Wesley Razzy:

Um dos maiores sucessos de Daniel Bell aka DBX foi no ano de 1994, com uma faixa que se tornou um eterno clássico do Techno “Losing Control”

https://youtu.be/6RZotWBdvmM

Bell é um artista super importante no casting do icônico selo Perlon. Uma das minhas faixas favoritas dele foi lançada no Superlongevityfive chamada “Deep Down”

Projeto de Daniel Bell e Thomas Melchior, Voyant Inc. lançada esse ano.

Seu alias KB Project mostra um lado mais jazzy e house de Daniel.

Esse remix é frequentemente tocado por artistas como Zip, Raresh, Nastia entre outros… lançada pela Central, essa é uma faixa que jamais envelhecerá!

faixa lançada pela Tresor Records com seu alias Tiny Robot.

O produtor de Detroit não se limita apenas nas músicas de pista. Ele demostra muito bem isso nessa faixa bem laid-back de IDM.

DBX traz um lado mais techno e acid de Bell. Esse EP lançado pela Peacefrog Records se tornou um clássico tocado até hoje. “Spacetalk” é uma faixa que esta sempre nos sets do Villalobos.

Como não amar essa faixa? Ela faz parte de clássico EP lançado em seu selo Elevate.

Outra faixa do mesmo EP acima: um belo groove de minimal, micro-house.

Lançada em seu outro selo Logistic, o album Blip, Blurp, Bleep contém varias faixas excelentes. Rhodes 2 mostra seu relacionamento com o jazz.

In The Park é uma faixa de downtempo que mostra que Daniel Bell tem habilidade pra produzir vários estilos com muita maestria.

Existem apenas 100 cópias desse EP que foram lançadas para promover o selo 7th City no New Music Seminar em Nova York. Essa foi a primeira faixa laçada com seu próprio nome, um disco altamente cobiçados no Discogs.

https://www.youtube.com/watch?v=U5unMePp25o

A música conecta as pessoas!

A MÚSICA CONECTA 2012 2024