Skip to content
A música conecta

Confira as cinco piores coisas que um DJ pode fazer para perder gigs

Por Redação Alataj em DJ's 25.11.2013

É muito fácil encontrar dicas do que fazer para ser bem-sucedido. Mas alguém por acaso já te disse o que fazer para ser um completo desastre? Acho que não, né? Confira a seguir as cinco piores coisas que um DJ pode fazer para perder gigs e popularidade.

1. Exceder seu tempo de set

Não há nada mais desagradável do que um DJ “fominha”. Respeitar o tempo do set é fundamental e, sinceramente, não é porque você tocou 30 minutos a mais que vai ganhar mais popularidade. Difícil saber o que é pior: DJ que chega atrasado e quer tocar na hora que pisa na cabine (três horas depois do combinado) ou DJ que não sai do som nem com reza brava.

A não ser que o line-up da festa tenha atrasado, o que é muito comum no Brasil, ninguém tem o direito de tirar o espaço de outra pessoa. Se a pista está lotada e todo mundo está amando seu som, você já fez um bom trabalho e será lembrado por isso. Não há a necessidade de tirar a oportunidade de outra pessoa, isso só vai queimar seu filme no mercado (e olha que hoje em dia não precisa fazer muito para isso).

Se seu voo atrasou, carro quebrou ou algo do gênero, tudo bem que não é culpa sua chegar atrasado, mas esse é seu trabalho e não é porque você é um DJ que seu horário é flexível. Todo mundo tem horário pra chegar no trabalho. Fatalidades acontecem todos os dias e nem por isso as pessoas devem atrasar, portanto previna-se e vá mais cedo. Se chegou atrasado e perdeu a gig, veja se ainda é possível te encaixarem no line. Caso não seja possível, tenha educação, peça desculpas ao cliente e vá embora com dignidade.

2. Destratar o DJ convidado

Já cansei de ver essa cena: a casa contrata uma atração e, na abertura da noite, o DJ local toca todos os hits do planeta e simplesmente destrói a pista. Não satisfeito, trata mal o outro DJ e fala pra todo mundo que não tem sentido contratar outra atração, porque certamente ele próprio é o melhor do mundo. Se uma casa não variar suas atrações, ela simplesmente quebra! Até mesmo arroz e feijão de ouro cansa, portanto variar e renovar é necessário.

Por que não aproveitar a oportunidade? Fazer um warm-up incrível, tratar bem a atração principal e mostrar o quão profissional é você podem lhe render muitas gigs no futuro. Conheço muitos artistas locais que foram “apadrinhados” por atrações e hoje estão tocando mundo afora. Essa pode ser a oportunidade da sua vida, não a desperdice. Bons contatos são tudo nesse meio.

3. Destratar seu cliente

Não existe nada pior do que brigar com seu cliente. Sim, todo mundo sabe que o mundo musical é muito complicado. Em 90% da suas gigs, provavelmente alguma coisa vai sair errado. Entretanto, aconteça o que acontecer, nunca (nunca mesmo!) brigue com seu cliente. Se você tem um manager ou um booker que cuida das suas gigs, fale com ele e deixe que ele seja o “policial ruim”.

Se você está começando, o ideal é conferir todos os detalhes antes de chegar lá. Ligue para o motorista e para o hotel para ver se está tudo certo e conforme o rider com o técnico de som do evento antes de chegar no local -pois uma vez que você já estiver no evento, uma discussão só vai fazer você parecer chato e certamente você perderá o cliente. A política da boa vizinhança é sempre o melhor negócio. Tente encarar tudo positivamente e lembre-se: quem está na chuva é pra se molhar.

4. Tocar de graça

Sim, eu quero tocar, você quer tocar, todo mundo quer tocar e ficar famoso… Porém, tocar de graça não é o caminho mais rápido para a fama. Mesmo que seja o club dos seus sonhos, cobre ao menos um valor simbólico. Tocar sem cobrar nada acaba com o mercado e, se um dia você ficar famoso, sentirá muita raiva na hora em que o cliente preferir colocar aquele outro artista porque ele aceitou tocar de graça. Além disso, cobrar faz com que valorizem seu trabalho e a primeira pessoa que deve valorizá-lo é você próprio! Afinal, você investiu muito para isso, certo?

5. Desrespeitar o público

Isso acontece com muito mais frequência do que você imagina e acho que todos músicos já o fizeram, mesmo sem saber. Basicamente, é seu público que vai torná-lo bem-sucedido, então trate-o bem e cultive-o com carinho, que seu futuro será brilhante. Se você chegar para tocar e houver somente 10 pessoas no local, toque como se houvesse mil. Por mais que você ache que não tem ninguém, essas 10 pessoas estão lá para te ver tocar e elas certamente falarão bem de você depois. E 10 acabam se tornando 20, 30, 40?

Sempre faça amizade com o técnico de som, promoter e o pessoal do bar. Cause uma boa impressão, pois isso aumenta consideravelmente a chance de uma nova gig. Muitos artistas começaram tocando para públicos pequenos. O boca-a-boca é o melhor marketing que existe, portanto sempre agrade seu público. Dar CDs de presente é sempre uma boa pedida, pois as pessoas que os recebem ficam felizes e se sentem importantes.

Se te pedirem para tocar uma música que você odeia, não seja mal educado. Diga apenas que, infelizmente, não tem a música no momento, mas que irá colocá-la no seu case para uma próxima vez. Trate as pessoas com respeito. Gentileza gera gentileza.

Via Dance Paradise

A MÚSICA CONECTA 2012 2024