Skip to content
A música conecta

Kaskade on the Top!

Por Redação Alataj em DJ's 23.07.2013

No início dos anos 2000, quando o dance europeu e o trace tomavam conta das pistas de dança pelo mundo, surgia um artista novo que, ao longo da década, consolidaria o seu nome no topo da e-music na virada de 2010: Kaskade.

Kaskade é o codinome do DJ e produtor norte-americano Ryan Raddon, que nasceu em Chicago, nos Estados Unidos – lugar em que a música negra, o jazz e o blues pegam forte na música. Aos 42 anos, Ryan – ou Kaskade – é um dos mais potentes e evidentes representantes da house music – ou progressive house – feita fora da Europa.

O que tornou a música de Ryan tão acessível e bem aceita pelos festivais e pistas ao redor do planeta talvez tenha sido a engenhosidade com que ele acolheu outros ritmos musicais dos Estados Unidos em sua música – parte do local onde ele nasceu, parte “culpa” de onde ele morou.

Em 1992, ele se mudou e Chicago para Salt Lake City para estudar na Universidade de Utah. Foi lá, aliás, que ele operou uma gravadora para talentos deste tipo, a Mechanized Records, que não poderia ter outro nome, já que tratava de sons “mecanizados”.

Mas foi só em 2000, quando ele se mudou para São Francisco, na Califórnia, que seu som ganhou uma roupagem internacional. Deste momento para o sucesso nas principais baladas do mundo foi um pulo. Sua primeira música “What I Say” virou repertório obrigatório das principais festas pelo mundo.

O primeiro CD, no entanto, chegou apenas em 2003. Depois deste, o “It`s You, It`s Me”, vieram mais 9, tendo sido o último, “Fire and Ice”, lançado em 2011. A lista de singles também impressiona: foram 30 em uma década, a maior parte deles mais do que bem sucedidos. Algumas das faixas contam com participações para lá de especiais, como Dragonette, Skylar Grey, Skrillex e Deadmau5. Com este último fez dois grandes hits que marcaram sua carreira, “Move For Me” e “I Remember”. Com essas músicas eles chegaram ao topo da parada dance da Billboard duas vezes.

Sempre chamado para tocar nos principais festivais do mundo (inclusive tocou, em 2013, no Brasil, no festival Lollapalooza), o Kaskade está também sempre antenado no que rola na música pop. Ele já fez, por exemplo, remixes para “Telephone”, da Lady Gaga, “Gimme More” e“Womanizer”, da Britney Spears, “Lovestone”, do Justin Timberlake, “Don`t Cha” das Pussycat Dolls, “Call Your Girlfriend” da Robyn e “All Good Things” da Nelly Furtado.

Ou seja: o recado aqui é simples. Se você vier o nome de Ryan Raddon, o Kaskade, em um line-up de um festival, não pense duas vezes: vá. O cara tem estrada e experiência para saber o que é necessário para ferver uma pista de dança e fazer tudo virar pura diversão! Abaixo o vídeo do mais recente single do DJ, Atmosphere, no qual ele dá uma canja cantando:

Via Dance Paradise

A MÚSICA CONECTA 2012 2024