Skip to content
A música conecta

Save Yourself é um lançamento com crítica a situação sociopolítica atual

Por Alan Medeiros em Lançamentos 03.07.2016

Aaron Jerome é o nome por trás de SBTRKT, um desses projetos capazes de reformular a forma como enxergamos a dance music. Desde 2011, ele entrega ao mundo um som que mescla elementos do dubstep, garage, house, soul e techno. Parcerias com produtores de ponta, remixes de grandes nomes da música internacional e o álbum Wonder Where We Land, lançado em 2014, posicionaram SBTRKT como um dos projetos mais gabaritados a entregar algo que fuja das regras e padrões convencionais do mercado fonográfico.

Em Março desse ano, SBTRKT lançou Save Yourself, um trabalho composto por 8 faixas disponibilizadas de forma livre na web, ou seja, sem o trabalho de distribuição de uma gravadora. Aaron diz que o release não se trata de um álbum e sim de uma maneira que ele encontrou de se aproximar de seus fãs, entregando faixas produzidas em um curto período de tempo, com colaborações de artistas escolhidos a dedo para se encaixar dentro das produções que formam o lançamento.

A maioria dos artistas escolhidos nunca haviam trabalhado ao lado de SBTRKT e para que tudo funcionasse de maneira dinâmica, a emoção teve que falar mais alto. Save Yourself lembra a proposta do debut álbum do artista britânico lançado em 2011, pois apresenta collabs com vocalistas que estão fora dos grandes holofotes e canções que não se prendem a um único estilo.

O lançamento, que foi disponibilizado para streaming em março desse ano, impacta pela carga crítica ao atual clima cultural e sociopolítico atual, já que cada vez mais artistas enxergam o lançamento de um álbum como uma forma de se provarem a indústria. Aqui não, o intuito de Save Yourself é claramente não comercial – a começar pela ausência de uma label distribuindo-o.

Aaron flerta com seu humor pessoal e a relação construída com as pessoas que contribuíram para produção do lançamento. Musicalmente falando, há uma rica gama de elementos que constituem as tracks, vocais sedutores e uma harmonia low bpm que permite que o trabalho seja profundamente apreciado em pistas com uma roupagem diferente e também fora do ambiente clubber. Ainda assim, o grande destaque do release é a atitude incisiva de SBTRKT em quebrar rótulos e mostrar a cena que música no fim das contas, nada mais é que o resultado da soma de seu criador com seus momentos de inspiração e transpiração.

A música conecta as pessoas!

A MÚSICA CONECTA 2012 2024