Skip to content
A música conecta

Mercado de discos de vinil está em ascensão

Por Redação Alataj em Notícias 12.08.2013

O formato queridinho dos DJs está mais em alta do que nunca. Segundo um estudo divulgado em abril pela International Federation of Phonographic Industry (IFPI), órgão que analisa o mercado de áudio no mundo, em 2012 as vendas de discos de vinil foram responsáveis por um montante de U$117 milhões, o maior número em 15 anos. No Brasil o resultado tem sido observado nos últimos meses, especialmente nos principais locais para compra de discos, as grandes redes de livrarias. A Livraria Cultura iniciou as vendas no formado timidamente em 2008, seguindo tendências internacionais, e divulgou que no último semestre, as vendas de vinis correspondem a 6% do total em todo o setor de música.

Os vinis antigos também estão mais atuais do que nunca, e feiras como a Feira do Disco De Vinil, no Rio de Janeiro, está preparando sua maior edição até hoje, que será realizada até o fim do ano. A Feira de Discos, de São Paulo, também tem edição marcada para setembro. Eventos mundiais são responsáveis pelo reaquecimento da venda de discos como o Record Store Day, que oferece, em um dia, lançamentos inéditos e preços muito convidativos.

Para os membros da comunidade eletrônica, já é de praxe a compra do formato para discotecagem ou referência. Em matéria realizada pelo jornal O Globo, é afirmado que o crescimento do mercado nacional se dá principalmente entre os jovens de até 20 anos e que o futuro da música é o vinil, acompanhado com um cartão de download das músicas.

Via O Globo e Rio Music Conference

A MÚSICA CONECTA 2012 2024