Skip to content
A música conecta

Os 10 melhores documentários de “Detroit techno” de todos os tempos

Por Redação Alataj em Notícias 29.12.2013

Não há nenhuma cidade na história da música de dança que tem sido mitificado completamente como Detroit. E, se a oferta de hoje é qualquer indicação, não há nenhuma cidade na história da música de dança que tem sido tão documentado como Detroit também. Mas hey, isso é tudo de bom por nós. Confira os 10 melhores documentários sobre “Detroit techno” de todos os tempos e eles estão todos disponíveis para assistir aqui de graça.

10. Detroit Techno & The Electronic Music Festival

Ao longo dos últimos 12 anos, a “Detroit’s electronic music fest” (às vezes chamado DEMF, agora oficialmente “Movement”) passou por inúmeras organizadores, empresas de produção, grandes patrocinadores e nomes oficiais. Este documentário é dividido em três partes que voltam para o passado e contam sobre o festival desde o seu início periclitante à sua base mais sólida de uma década mais tarde.

9. Techno City

A bastante desconhecida “Techno City” foi produzida em 2001, e as lendas da “new-school” como Carl Craig, Stacey Pullen, e Kenny Larkin levaran uma boa parte desta turnê, que culmina na segunda Detroit Electronic Music Festival.

8. High Tech Soul

Este documentário mistura o musical com o social, ao olhar para a história de Detroit como um terreno fértil para a música underground e com todos os tipos de nomes menos conhecidos, mas igualmente importantes na cena, como o clube clássico promotor do Instituto de Música, George Baker.

7. Current TV’s Underground Resistance episode

“Eu não sou nada em comparação com a música.” Esta é a frase de “Mad Mike”. No Underground Resistance, o rótulo e coletiva que ele fundou no início dos anos 90 para subverter a indústria dominante recorde de grandes gravadoras e espalhar o verdadeiro techno de Detroit. Este documentário feito pela Current TV examina a história do UR da frente para trás.

6. Modulations

“Modulations” se estende muito para além do âmbito de Detroit, mas ao mesmo tempo traça as raízes mais amplas da música de dança, ele ainda tem imagens incríveis do Derrick May, Juan Atkins, Eddie Fowlkes, e muito mais.

5. Universal Techno

Produzido 1996 o documentário Universal Techno é uma peça de uma hora incrível que realmente leva o seu tempo com todos os principais jogadores do techno. Juan Atkins, Derrick May, Jeff Mills, UR, e todos os principais jogadores estão bem representados, mas este filme vai um passo além, conversando com pessoas como Autechre sobre como o impacto de Detroit se espalhou no exterior e em todo o mundo.

4. Belle Isle Tech

O Belle Isle Tech, feito pelo fotógrafo de skate extraordinário Ari Marcopoulos, é uma espécie de verdade fatia de vida do filme, que segue ghetto-tech, DJ Assault e Mr. De. Em torno de Detroit por alguns dias, a partir de seu estúdio em casa muito humilde de aparência para um cruzeiro de festa noturna na cidade infame Belle Isle.

3. Slices—Pioneers of Electronic Music: Richie Hawtin

Enquanto ele passava a maior parte de seus anos de formação técnico no outro lado do rio em Windsor, Ontário, é impossível falar sobre o legado de Detroit techno Richie Hawtin. O impacto da Hawtin em cena é muito estabelecida, e ele muitas vezes creditado com techno espalhando por todo o Canadá e do Centro-Oeste, com suas festas infames. Este documentário foi feito depois que ele fez o salto para Berlim, e é um olhar profundo de volta ao seu tempo em Detroit e como ele passou para a Europa na década de 2000.

2. Detroit: Blueprint for Techno

Falando do Canadá, eles fazem um trabalho incrivel elaborando este documentário, Detroit: Blueprint for Techno, que foi produzido pelo canal a cabo MuchMusic um número de anos atrás. Por apenas 25 minutos de duração e com imagens de todos os suspeitos do costume, como Terrence Parker e muito mais.

1. Real Scenes: Detroit

Um dos documentos mais interessantes sobre o Detroit techno: Detroit, produzido pela Resident Advisor, toma a visão de longo prazo sobre o tema, mas consegue talhar mais para o lado atual de regeneração e crescimento de Detroit, em vez de sua história passada e decadência pós-industrial. Um vencedor, qualquer forma que você olhar para ele.

Via Beatport News

A MÚSICA CONECTA 2012 2024