Skip to content
A música conecta

Opinião | A relação da série Sintonia com a música eletrônica

Por Alan Medeiros em Notícias 29.08.2019

Lançada em 9 de agosto, a série da Netflix, Sintonia, co-assinada por Kondzilla (que também já colaborou com o Boiler Room em produções passadas) é bastante pautada nas escolhas e dificuldades de vida de 3 jovens da periferia: Nando, Rita e Donizete – ou MC Doni.

Sucesso de crítica até aqui, vale destacar a sensibilidade da série em traduzir para uma grande produção comercial a realidade de periferia da maior metrópole do país. Da nossa parte, muito além de uma análise sobre a qualidade da série em diferentes aspectos, vale destacar uma relação importante com as dificuldades encontradas no desenvolvimento da carreira do MC Doni.

A primeira delas é a dificuldade de se viver da música. Apesar de ter uma certa condição privilegiada dentro do ambiente que está inserido, Doni e sua família não tem condições de arcar com grandes investimentos para o desenvolvimento da carreira. Este é o ponto de partida para algumas atitudes arriscadas do personagem ao longo da série.

+++ Batemos um papo com BADSISTA e descobrimos mais sobre sua identidade de mulher periférica. Leia aqui!

Outro fator que pesa bastante também é a imaturidade do MC frente a adversidades comum em uma carreira artística. Doni está consciente do seu talento e parece se recusar a começar de baixo, o que acaba trazendo um certo desgaste com parceiros de trabalho, contratantes e até mesmo o seu empresário. 

O principal ensinamento que pode ser retirado daí é necessidade de uma dinâmica de trabalho mais paciente nos primeiros passos de uma carreira. Com exceção do roubo de uma faixa, nenhuma outra dificuldade justifica um comportamento tão agressivo do MC, que na vida real, iria precisar aprender a conviver com situações adversas e inesperadas.

Entretanto, nenhum outro momento é mais marcante para essa análise do que a conversa que Doni e seu empresário têm a caminho de mais um show após uma exaustiva sequência. Nela, o ator Vinicius de Oliveira, explica pra Doni dificuldades enfrentadas por artistas, que muitas vezes precisam ficar longe da família em datas importantes e lidar com a solidão em hotéis e aeroportos.

No fim, tanto no funk e na música eletrônica, fica a reflexão de que uma carreira saudável não está necessariamente atrelada a fama ou dinheiro. A paixão é realmente o que move uma jornada de sucesso. MC Doni parece ter grandes desafios em uma possível segunda temporada de Sintonia. Já os DJs da nova geração da música eletrônica brasileira precisam entender as nuances desse negócio o mais rápido possível.

+++ Qual o futuro da música eletrônica nos próximos quatro anos?

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024