Skip to content
A música conecta

Top5 – Grandes festivais mundo afora

Por Redação Alataj em Festivais 16.09.2013

Setembro está aí e o Rock in Rio em breve cria na cidade maravilhosa uma das maiores reuniões de música, arte, público vasto e shows grandiosos. De 13 a 22 de setembro os cariocas, brasileiros e festeiros mundiais conferem grandes shows como Beyoncé, Justin Timberlake, Bruce Springsteen e tantos outros, e na expectativa de mais uma edição do festival, nós  listamos para você outros exemplos de festivais bombadíssimos mundo afora. É de dar vontade de sair fugido!

TOMORROWLAND – Bélgica
Uma das maiores pistas de música eletrônica do mundo, o Tomorrowland acontece desde 2005 na Bélgica e é famoso pelo line-up estrelado e também pelos palcos temáticos, lúdicos e coloridos, um verdadeiro parque de diversões da dance music. É daqueles festivais que junta quase 200.000 pessoas, com ingressos esgotando em 30 minutos. Pudera, com o palco magnífico e psicodélico e gente como David Guetta, Carl Cox, Sven Vath, Sebastian Ingrosso e tantos outros tops a cada ano, a demanda é grande. Ano que vem o festival completa 10 anos e a festa promete ser mutio maior.

ULTRA MUSIC FESTIVAL – EUA e outros países

Um dos nomes mais fortes do roteiro de grandes festivais itinerante, o Ultra já aconteceu no Brasil mas é sua edição de Miami que marca a abertura do circuito da EDM grandiosa nos EUA. São sempre diversos palcos com o centro de Miami ao fundo e artistas grandiosos marcando presença. Mas se você não gosta da dance mais comercial de Afrojack e afins, o Ultra sempre tem shows e apresentações de nomes mais under e essenciais, como Kraftwerk, Crystal Castles e New Order.

GLASTONBURY – Inglaterra

Evento que existe desde os anos 70 na pequena cidade inglesa de Glastonbury e ajudou a fomentar a própria ideia de festival de música atual, o Glastonbury é um dos maiores palcos do mundo. A Pyramid Stage (espécie de Palco Mundo inglês) marca os maiores nomes da música de ontem, hoje e amanhã se apresentando para a atenção não só dos frequentadores, mas do mundo inteira pois a mídia tem todos os olhos atentos neste evento. Fora os palcos eletrônicos, folk, de música mundial e de outras interações artísticas. Ah, e lama, já que a Inglaterra é um dos países mais chuvosos do mundo e o Glaston pode ser uma hecatombe de bons shows e chão enlameado.

SZIGET – Hungria
Um exemplar exótico: o Sziget, maior festival do Leste Europeu que acontece todo ano no verão húngaro em uma pequena ilha no rio Danúbio, na região da capital Budapeste. São DEZ DIAS de festas e outra dezenas de palcos, com uma ênfase bem particular em temáticas circenses e lúdicas artísticas, não só os shows. Mas claro que o grande palco é o principal lugar da música. Se em 2013 a mídia local criticou a ausência de grandes nomes DE FATO (Franz Ferdinand, Nick Cave & The Bad Seeds e Guetta eram os destaques), o Sziget é ainda um dos maiores acontecimentos da música pop e alternativa da Europa e, assim, do mundo.

BOOM – Portugal
E para finalizar, um evento mais hippie, naturalesco e cheio de essência: o Boom, grandioso festival de música psicodélica, trance e alternativa no interior seco de Portugal, que todo ano junta centenas de milhares de peregrinos da psicodelia. As atrações do Boom não são essencialmente grandes nomes, mas as tendas em si, cheias de histórias e atmosferas, e a vida durante dias acampado num grande encontro de música inspiradora e jovens do mundo inteiro.

Via Dance Paradise

A MÚSICA CONECTA 2012 2024