Skip to content
A música conecta

Você se sente seguro em uma balada?

Por Alan Medeiros em Notícias 26.08.2013

Muito tem se falado sobre segurança na balada, principalmente após a tragédia ocorrida a pouco mais de 6 meses na boate Kiss em Santa Maria – RS, que após um princípio de incêndio causado por um sinalizador, e uma grande sucessão de erros, vitimou 242 jovens e colocou outros 108 em situação de risco de morte.

O Brasil ainda não possui uma Lei Federal que regule o setor, e a fiscalização é muito pouco eficaz. No entanto, após o episódio, as autoridades resolveram agir, e comoexemplo, dos 209 estabelecimentos vistoriados na cidade do Rio de Janeiro, somente 5% atendiam todas as exigências verificadas.

Documentos exigidos:

Entre os documentos requeridos, estão: Alvará de Localização e funcionamento, com validade de 5 anos; Laudo técnico para Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico, com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) por um profissional habilitado pelo CREA, ambos com validade de 3 anos.

Nessa vistoria, são requisitados também (não obrigatório em alguns Estados): Sinalização de emergência; Exautores de fumaça; Saídas de emergência; Revestimento ou isolamento acústico resistentes a fogo; Sprinklers; Alarme de incêndio; Extintores e hidrantes; Treinamento dos seguranças.

Para informações mais aprofundadas, de cada item citado anteriormente, clique aqui. Para saber sobre as penalidades aos estabelecimentos que não cumprem essas determinações, clique aqui (final da página).

Uso de Comandas:

Uma questão que passou a ser bastante discutida em decorrência do incidente, é o uso das tão difundidas comandas. Vários projetos de lei por todo o país, determinaram a proibição dessa prática, ou de cartões de consumo nas danceterias, boates e casas noturnas que estejam em funcionamento.

Como justificativa, os legisladores defendem que esse modelo pode gerar diversos problemas, como a não garantia do controle sobre o que foi realmente gasto, tornando-se motivo de desentendimentos na hora do pagamento, ou que pessoas fiquem impedidas de sair em uma situação de emergência.

Um solução interessante que poderia ser adotada para substituí-las, foi a implantada na Creamfields 2013, em que era vendida um valor antecipado de consumo. Crédito esse que fica armazenado no sistema, sendo liberado através do código de barras impresso em uma pulseira tipo camarote.

Nos clubs, poderia ser adaptada, com devolução da quantia não utilizada, ou se o cliente preferir, de um valor a ser consumido em outra ocasião. Por ficar presa ao pulso e reduzir a necessidade de colocar a mão no bolso, elimina a chance de perca, e consequentemente do pagamento de multa.

Furtos e roubos:

Outro problema enfrentado atualmente são os casos de roubos e furtos. Muitos defendem o aumento do valor da entrada para minimizar esse tipo de delito, e assim promover uma elitização dos freqüentadores. Mas a tendência já é de elevação, e mesmo assim essas estatísticas só tem crescido.

Como para o ladrão é uma verdadeira chance de negócio, ele “investe” uma quantia que julga elevada, mas tem como produto final objetos de grande valor. Como na maioria das vezes são smartphones, isso para ele acaba compensando, pois conseguirá vendê-lo com facilidade posteriormente.

Por isso, é fundamental um cadastro de RGs após a entrega do ingresso, por mais que isso atrase o acesso à festa. Com esse banco de dados, é possível após a identificação de algum ato impróprio através de câmeras de vigilância, que o mesmo seja impedido de entrar em uma próxima oportunidade.

Melhor ainda se tais informações forem cruzadas com outros registros, o que deixaria o meliante em um lista negra de qualquer evento. Além da informação ser comunicada às autoridades policiais, faria com que esses oportunistas pensassem bem antes de cometerem crimes dessa natureza.

Guardadas as devidas proporções, seria como o torcedor que invade o campo de futebol, em algum estádio na Inglaterra. Só que lá, ele vai preso, e fica impedido pro resto da vida de entrar em qualquer evento esportivo. Será que com uma lei dessas, esses roubos não diminuiriam aqui no Brasil?

Como se prevenir:

Por maior sensação de segurança que o ambiente possa te oferecer, a precaução é sempre a melhor opção. Entre elas, condutas básicas, e que mesmo assim são as maiores causas de sinistros, como:

• Só levar o necessário: Basta um documento com foto e dinheiro suficiente para a noite;

• Coloque relógio, câmera e até mesmo o celular na bolsa, e guarde-a na chapelaria;

• Deixe a carteira e o celular sempre no bolso da frente da calça, e nunca no de trás;

• Esteja sempre lúcido. É isso que irá notar o perigo, e lhe ajudar a decidir o que fazer;

• E a mais óbvia de todas: não descuide dos seus pertences. Pois a ocasião faz o ladrão.

Qualquer festa pode ser mais segura, caso você observe alguns detalhes imprescindíveis como: Se há detector de metais na entrada; Revista manual; Seguranças no perímetro externo; e outros igualmente indispensáveis como: Respeito a limite de lotação da casa; e se há ambulatório ou ambulância.

Brigas, e como escapar delas: 

Casos de brigas também são freqüentes, devido a inúmeros fatores, e em grande parte por motivos banais. Sabemos que na hora da raiva é difícil controlar nosso emocional, mas as vezes uma discussão não acaba dentro da balada, e pode evoluir até para um crime em situações mais extremas.

Nos defrontamos com pessoas que não tem nada a perder, e se vier a ter um desentendimento, é mais digno deixar pra lá, do que arcar com as conseqüências de ir para as vias de fato. Por isso, o combate a violência pode começar por você. Veja aquialgumas dicas para evitar esse tipo de confusão.

Treinamento de seguranças:

Profissionais treinados saberão agir em situações como essa. Muitos deles trabalham nessa área como um “bico”, e em geral, são pessoas sem qualquer preparo. Com a intenção de reduzir custos, é comum a seleção de pessoas que trabalham por pagamento diário, sem garantia de regularidade.

A atividade tem seu regimento pela Lei 7.102/83. Estes aspirantes precisam passar por um curso de 200 horas, com disciplinas como direitos humanos, combate e prevenção a incêndios, e defesa pessoal. São também submetido a testes psicológicos, e os antecedentes criminais checados.

Conclusões e desdobramentos:

Após toda comoção popular, o Senado aprovou o relatório sobre Segurança. As conclusões foram: Criar uma minuta do Código Nacional de Segurança; Regulamentar as atividades dos corpos de bombeiros militares, civis e municipais; e Padronizar os procedimentos operacionais da corporação.

Sendo assim, o que todos nós consumidores esperamos, é que as autoridades competentes passem a cobrar muito mais o Plano Preventivo contra Incêndio (PPCI). Que os organizadores se preocupem com essa questão tão importante, e que maior do que isso, envolve a preservação de vidas.

Que uma alternativa seja criada com relação aos cartões de consumo, e que venha acima de tudo, privilegiar a praticidade e segurança dos clientes em casos de emergência. Que medidas também sejam tomadas com relação às ocorrências de roubos, e que casos de violência sejam cada vez menores.

Tenha certeza, qualquer briguento nunca sai vencedor perante a festa, porque acaba estragando a noite de quem muitas vezes não tem nada a ver com o fato. Por isso, respeite o espaço dos outros, e saia de casa apenas pela música. Cobre providências e lembre-se, sua integridade física não tem preço.

Via Psicodelia.org

A MÚSICA CONECTA 2012 2024