READING

Soul Beats | Goldie e as raízes que formam o drum ...

Soul Beats | Goldie e as raízes que formam o drum and bass

O drum and bass já não é mais uma exclusividade musical do britânicos há muitos anos sendo assim possível encontrar diferentes representantes do gênero espalhados pelo mundo, a exemplo de Makoto, o trio Noisia e o brasileiro DJ Marky, apenas para citar alguns. Ainda assim, é inegável a autoridade dos ingleses nesse estilo que até hoje mantém como lar a terra rainha e, mais especificamente, de DJ Goldie, apontado como um dos grandes heróis do dnb.

+++ Tivemos o prazer de trocar algumas figurinhas com DJ Marky, um ícone da cena eletrônica brasileira

A entrada de Clifford Joseph Price, seu nome de batismo, para o mundo do dnb pode até parecer completamente natural a primeira vista, mas a realidade é ligeiramente mais complexa. Filho de pai jamaicano e mãe inglesa, ele nasceu na cidade de Walsall, um pequeno ponto no centro do mapa da Inglaterra, e viveu a maior parte de sua infância e adolescência em orfanato, tendo vivido com diferentes famílias.

Apesar de sempre ter sido curioso em relação à música e outras formas de expressão, foi apenas durante a adolescência que ele teve seu primeiro contato direto com as artes, quando conheceu o hip hop e logo depois o grafite. Goldie desenvolveu todo seu senso crítico e percepção artística durante esse tempo em que se dividiu entre a dança e as pinturas em grafite, até que atingiu a maioridade (que lá é 21) e se mudou para Miami, onde montou um negócio de venda de grills (moldes de ouro usados para cobrir os dentes).

Apenas quando voltou para a Inglaterra, dessa vez para Londres, no final da década de 80, foi que Goldie teve seu primeiro contato direto com o mundo da música e, mais precisamente, com o jungle, ritmo que deu origem ao drum and bass, por intermédio da falecida DJ Kemistry, sua namorada na época. Bastou seus ouvidos ouvirem as primeiras batidas daquele “som diferente” para o artista entender o caminho que seguiria após sua volta para a terra natal.

Desde então Goldie, que antes usava o alterego Rufige Kru1 para assinar suas primeiras produções, tem dedicado seu tempo à pesquisa musical e a criação de sonoridades novas e irreverentes. O trabalho na música não afastou o artista do grafite, sua última grande exposição foi intitulada LosTribes e apresentada na galeria de belas artes Mead Carney, em Londres, e ainda divide espaço com sua atuação como ator de cinema.

Goldie é um verdadeiro artista que utiliza diferentes formas de expressão para compartilhar seu talento com o mundo. Toda a dedicação que o artista tem com esse universo é reconhecida pela crítica. Seu début álbum, Timeless, lançado em 1995 atingiu o topo das paradas de sucesso na Inglaterra e é considerado até hoje um obra-prima do dnb. Mais recentemente, em 2016, ele foi nomeado membro da Ordem do Império Britânico, reconhecimento formal da realeza que homenageia contribuições para artes e outras formas de trabalho.

Como se todo esse trabalho já não parecesse suficientemente difícil de conciliar, ele ainda comanda desde 1994 a gravadora Metalheadz, maior label de drum and bass de todos os tempos, focada exclusivamente nesse estilo. O fato é: dnb não seria o mesmo sem Goldie, assim como Goldie não seria o mesmo longe do dnb.

A música conecta. 


RELATED POST

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSTAGRAM
SIGA-NOS