Spice&Music: Wehbba

Spice&Music é a coluna de experiências culinárias do Alataj. Leia todas aqui!

Por Wehbba

Em Setembro de 2017 pude passar alguns dias no País Basco, uma região ao norte da Espanha mundialmente famosa pela alta gastronomia e pela ampla cultura gastronômica. Como alguns já sabem, sou casado com a também DJ e produtora ANNA, e coincidiu tocarmos no club Sonora, em Bilbao, em finais de semana consecutivos, então aproveitamos a semana entre a apresentação de um e de outro para passar alguns dias por ali, e conhecer tanto Bilbao como San Sebastián/Donostia, para aproveitar um pouco dos restaurantes e das vistas incríveis de lá.

O nosso objetivo era experimentar desde os bares de “pinxos” – estilo de aperitivos típicos da região servidos em pequenas porções ou, mais comumente, sobre pequenas fatias de pão – até os mais concorridos restaurantes de fine dining, e apesar do fluxo extraordinário de turistas, devido ao tradicional festival de cinema de San Sebastián, conseguimos cumprir nossa missão.

// Quero receber outros conteúdos do Alataj via e-mail!

Em Bilbao, na região do Casco Viejo, existem diversos pequenos restaurantes onde se pode beber bem, e comer diferentes tipos de pinxos, o esquema é ir de bar em bar provando o que cada um tiver de mais interessante, já que esse tipo de experiência é bem informal.

A imagem pode conter: 1 pessoa, barba e atividades ao ar livre

Já em San Sebastián, as opções são ainda maiores e a qualidade ainda melhor. Gostamos tanto do Atari Gastroteka, que resolvemos encarar a espera tanto no jantar quanto no almoço do dia seguinte, não dá pra entender como eles mantém tanta qualidade com um fluxo de gente tão intenso. Os preços são bem acessíveis também.

Com certeza o ponto alto da viagem foi nosso almoço em um dos melhores restaurantes do mundo, e um dos mais tradicionais da Espanha, o renomado 3 estrelas Arzak, de Juan Mari e sua filha Elena. O restaurante e o imóvel onde ele está situado já estão na família Arzak desde 1897, inclusive um dos símbolos do local é uma árvore que passa pelo meio da estrutura toda, que foi mantida desde a construção inicial. Apesar de tanta tradição, a cozinha praticada por Elena é extremamente vanguardista e intrigante, utilizando elementos tradicionais da culinária basca de uma forma inusitada em cada prato, de entradas a sobremesas, tudo impecável! Porém tanta excelência tem um preço, e como de se esperar de um restaurante que consta entre os 50 melhores do mundo desde os anos 80, esse preço é relativamente alto, então vale planejar a sua visita numa ocasião especial, até porque, conseguir uma reserva lá não é das tarefas mais fáceis…

++
Ouça o remix de Wehbba para Marc Houle na Items&Things

Ainda tivemos o privilégio de fazer um tour pela cozinha, conhecer e conversar rapidamente com Juan Mari, visitar Elena no laboratório – sim, existe um laboratório onde uma coleção de cerca de 2.000 ingredientes catalogados de todo o mundo são colocados a prova todos os dias, no estudo de elaboração de novos pratos – e ainda conhecer a adega com capacidade para 120.000 (!) garrafas de vinho, que atualmente conta com um estoque de aproximadamente 80.000. Uma experiência realmente especial!

A música conecta as pessoas! 


Alan Medeiros é publicitário, sócio-fundador do Alataj e nome por trás da Beats n’ Lights Management.

RELATED POST

INSTAGRAM
SIGA-NOS