Com uma infância dividida entre Brasil e Alemanha, Alex Stein cresceu cercado por duas das culturas mais interessantes do mundo. Na Europa, absorveu desde pequeno a seriedade e eficiência produtiva típica do povo alemão e em solo brasileiro, trabalhou a criatividade com o toque e a visão que muitas vezes só nós sabemos dar.

A imagem pode conter: 4 pessoas

Ao dedicar seu tempo de trabalho e estudos ao universo da música eletrônica, conquistou admirável sucesso e rodou o mundo com sua música. Atualmente, Alex encara com extrema naturalidade uma importante transformação sonora em sua carreira e deixa a própria música explicar esse momento de novidade.

De volta ao Brasil após uma sequência impressionante de gigs na Europa, Alex ministrou recentemente um workshop durante a Sub Conference em Campinas. Essa semana, ele volta a tocar na Argentina, mas antes disso pedimos para Alex selecionar 5 dicas importantes relacionadas a produção musical. São técnicas, conhecimentos e macetes importantes, todos eles conectados com a forma como Stein produz sua própria música. Olhos atentos e caderninhos em mãos:

Mixagem | Fazer uma mix boa da sua track não é magia negra. Tente. Você vai fazer algumas mixagens ruins e com o tempo você vai ficar melhor e melhor, acredite no seu potencial.

Referências? | Não fique se comparando com outros artistas/produtores. Cada um tem sua luta e seu caminho para percorrer. Tenha-os como inspiração mas não como referências.

Dê tempo para suas ideias | Quando estiver trabalhando há algum tempo em uma música e for fazer o mixdown, salve o projeto, faça outra coisa e volte para fazer o mixdown um dia ou dois depois. Se algo estiver muito fora de lugar/volume, você vai perceber no instante em que ouvir pela primeira vez.

Originalidade | Não faça o que ‘está na moda’ ou ‘vendendo mais’, outra pessoa já fez isso. Tente ao máximo criar algo somente seu (e isso não é tão fácil), quanto mais a sua música for >você< melhor.

Palavras chaves |

  • Persistência: não aceite não como resposta. Cada porta fechada abre uma nova e você não pode se abalar, use uma possível frustração como combustível.
  • Constância: a prática leva à perfeição. Faça música todos os dias. Não conheço ninguém que começou semana passada, fez duas tracks e explodiu. Todos os grandes artistas que conheço e admiro fazem isso a pelo menos dez anos. Não ache desculpas, comece logo.
  • : Se você não acreditar na sua música e no seu potencial, dificilmente outras pessoas farão isso por você. Tenha a certeza do seu talento e desenvolva-o com muito trabalho sempre tendo em vista o seu objetivo. Pense grande. Você pode muito mais que imagina.

A música conecta as pessoas!