READING

Top 5 Alataj | Leonardo Ruas e 5 dicas básicas par...

Top 5 Alataj | Leonardo Ruas e 5 dicas básicas para quem está começando a colecionar discos

A gente sabe quão importante são algumas dicas básicas envolvendo o processo de pesquisa e produção musical, principalmente quando atrelados a música eletrônica. É muito difícil, praticamente impossível, encontrar conteúdos de qualidade em português na web e por isso, volta e meia a gente recorre a especialistas do assunto para trazer pra cá algumas dicas. A bola da vez é Leonardo Ruas, autoridade quando se fala em discotecagem em vinil. A nosso convite, ele selecionou 5 dicas básicas para quem está começando a comprar. Confere aí:

Todas dicas são para discos usados e de época! Quer começar uma coleção? Minha dica é começar pelos clássicos, os fundamentos da música que ouvimos hoje! Para entender o presente e especular o futuro é fundamental conhecer o passado!

Capa importa.

Sabe o ditado “nunca julgue um livro pela capa”? Então, no caso de discos eu diria que ele não se aplica. Julgue o disco pela capa! Claro que isso não vale pra 100%, mas vale pra maioria. Quando sair pra comprar discos sem ter uma lista pegue os discos pela capa, ou pelo nome e vá ouvir!

Layout da capa conta muito, você vai acabar percebendo um padrão ao longo da sua jornada. Um bom exemplo são alguns discos raros dos anos 80, os chamados Private Pressings (tiragens financiadas pelo próprio artista, ou seja, o artista grava e lança discos por conta própria criando seu próprio label e fugindo das grandes gravadoras e suas complicações), esses tem quase um padrão certo de capa, no rótulo de dentro você vai perceber que tem somente escrito de forma quase minimalista e muitas vezes cores pastéis, as capas são tão livres de regras do mercado que você na hora vai achar “descolado”.

Outro bom exemplo são discos Gospel. Aquela bela foto analógica com cortes quase horríveis que fazem um charme a parte. Pra ilustrar separei dois exemplos de Private Pressings e Gospel! Vendo aqui você vai entender o “padrão”.

Listas!

Faça listas, muitas listas. Na minha opinião a melhor forma de pesquisar e conhecer música é YouTube. Digita Pharoah Sanders – Harvest Time aí você verá quantos discos “na mesma pegada” vai aparecer ali do lado! Você vai acabar conhecendo e amando muita coisa, separe os que você mais quer ter em vinil e faça uma lista. Sempre que for numa loja, a primeira coisa é perguntar pro vendedor se ele tem algo da lista. As listas economizam nosso tempo e te fazem lembrar de um disco que falta na sua coleção que você acabaria não achando num mar de outros títulos numa loja grande.

Comprar online ou em loja?

Pesquise online e vá pra campo! Vou dar bons motivos pra confiar na minha dica:

Desconto: quase todas lojas que já fui na vida dão descontos! Peça com delicadeza e tente pagar com dinheiro. 

90% das vezes os discos em lojas são mais baratos que na internet, Mercado Livre, Discogs, EBay, etc.

Você não vai pagar frete!

Você provavelmente não vai achar tudo da sua lista, mas vai achar tanta coisa que não tava nela que a satisfação será garantida. 

Conversar com pessoas que entendem do assunto enriquece demais sua vida! Você fará amizades com os vendedores e clientes. Todo mundo tá na mesma vibe, descobrir e espalhar boa música! Troca de informação é o que faz a roda do mercado girar, a maioria das pessoas são amigas e adoram dar dicas musicais! 

Ouvir disco é um ritual, pegar na capa, olhar pra ela, pegar o disco e por pra rodar! Isso é demais, o fato de ir na loja aumenta a alegria do ritual. 

Lavar os discos.

Sempre que comprar discos lave eles e troque sua capa de plástico. Você vai perceber que quase todo disco em loja tem uma película/capa de plástico que protege a capa! SEMPRE use esse plástico na sua coleção. Chegou em casa, tire a capa de plástico e jogue fora, lave o disco com detergente neutro usando o lado macio de uma bucha nova. Ponha uma gota de detergente e faça movimento em toda extensão do disco completando um círculo. Enxágue muito bem com água corrente e deixe ele de pé encostado na parede secando, não precisa secar com pano, em 24 horas ele estará seco. Se a capa tiver muito suja, pegue um pano com álcool e passe delicadamente. Depois de seco e de ter colocado o disco na capa, coloque a capa de plástico nova. Pra comprar, procure por Plásticos Externos Vinil no Mercado Livre! É importante você fazer isso pra preservar seu disco, tirando poeira, mal manuseio do dono anterior, dedos de churrasco, etc. 

Como carregar e como armazenar minhas compras.

Sol é o maior inimigo do disco! 30 segundos no sol e ele vai empenar pra sempre… Ao sair de uma loja caminhe na sombra e nunca deixe seu pacote no carro em dias quentes. Parece bobeira mas isso pode acabar com a diversão. Se ele tá na capa e dentro de uma sacola você pode andar tranquilamente mas evite o sol por precaução. Chegou em casa após lavar seus belos discos, guarde eles em pé nunca empilhados!

 


Alan Medeiros é publicitário, sócio-fundador do Alataj e nome por trás da Beats n' Lights Management.

RELATED POST

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSTAGRAM
SIGA-NOS