Who? Faze Action

A disputa por “um lugar sob os holofotes” na indústria atual é tão grande e acelerada que muitas vezes temos acesso a novos talentos e artistas em desenvolvimento, mas acabamos por não nos atentar para nomes clássicos da música eletrônica que ajudaram a pavimentar o caminho para gerações subsequentes de artistas. O duo britânico Faze Action é um perfeito exemplo desse cenário.

Formado pelos irmãos Simon e Robin Lee, o projeto já soma mais de 20 anos de carreira mundialmente conhecida e acumula em seu histórico um número expressivo de conquistas importantes. Eles são apontados como uns dos pioneiros da cultura house e disco na Inglaterra e seu legado contribuiu para que essas vertentes musicais fossem disseminadas pelo país.

O interesse por música foi despertado logo cedo em ambos os irmãos e a proximidade de sua cidade natal, Amersham, da capital Londres os colocou em contato direto com novas vertentes sonoras que chegavam ao país, como a disco, jazz funk e os primeiros samples da house music vinda de Chicago. Robin estudou música na universidade Goldsmith em Londres e dominou as artes do violoncelo e piano, instrumentos que são constantemente incorporados em suas produções musicais. 

Quando eles decidiram gravar sua primeira faixa, Original Disco Motion, Robin já se apresentava em concertos clássicos e Simon explorava a arte da discotecagem como um trabalho extra. A repercussão da faixa foi quase instantânea e recortes de sua composição foram utilizadas em um lançamento do lendário Moodymann feito pela já extinta gravadora Nuphonical, uma gigante da época. Estava oficializado o início de uma carreira em constante ascensão para o duo.

De lá para cá, seus lançamentos continuaram a receber respaldo positivo da crítica especializada e o suporte de grandes nomes da indústria, ao nível de François Kevorkian, Carl Craig e Jerome Sydenham. Entre seus maiores hits estão a faixa In The Trees, reconhecida como um clássico da house music britânica, Kariba, em parceria com o artista zimbabweano Zeke Manyika e Time By Your Side, que ultrapassou a marca de 1 milhão de audições no Spotify. As produções da dupla também já formaram a trilha sonora de campanhas e filmes de marcas como Chanel e HBO.

A ótima performance nos estúdios é também replicada nas pistas nos formatos DJ set e live act, que percorrem os quatro cantos do globo. O trabalho artístico de Robin e Simon é complementado ainda pela gestão da própria gravadora, a FAR (Faze Action Records), por onde lançam grande parte de suas produções atualmente. Mesmo com tantas conquistas, eles continuam a fazer história com seu toque especial para disco e house music global. 

A música conecta. 


RELATED POST

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSTAGRAM
SIGA-NOS