Who? Latinaotearoa

O patrimônio cultural é uma das maiores riquezas que qualquer nação tem a oferecer e ele se torna ainda mais completo e interessante quando uma combinação de múltiplas referências culturais vindas de diferentes contextos está sendo proposta para se criar uma nova identidade. A banda neozelandesa Latinaotearoa faz desse intercâmbio sócio-cultural a base para o seu trabalho que se configura em verdadeira arte musical.

É a partir da composição do grupo que percebemos o principal componente que favorece sua sonoridade eclética, cada um dos integrantes vem de um país diferente e traz na bagagem diferentes experiências musicais. O brasileiro nascido em Auckland, DJ Bobby Brazuka, e a cantora venezuelana Jennifer Zea são os componentes centrais da Latinaotearoa e seu trabalho é complementado pelo talento do produtor nativo Isaac Aesili.

A identidade musical da banda combina os ritmos tradicionais da Nova Zelândia e referências latinas como a salsa e o merengue representados por Zea com o samba e bossa nova marcados no sangue de Bobby. Essa miscelânea cultural ainda é completada pela influência de gêneros como o hip hop, jazz e uma conversa elegante com a house music, resultando em uma estética sonora intrigante e envolvente.

A escolha do nome da banda também carrega um forte significado. Aotearoa é o nome dado à Nova Zelândia na língua maori, falada pelos índios que habitavam o país antes da sua colonização pela Inglaterra e sua justaposição ao termo Latin resume exatamente o que podemos esperar ao ouvir as produções criadas por ela.

Há quase 10 anos no mercado, a Latinaotearoa já se aventurou diversas vezes para além da fronteira em aclamadas apresentações pela Austrália, Europa e América Latina. O Brasil inclusive atuou como uma segunda base para a banda durante o período de produção do seu segundo álbum, Latinaotearoa in Latinoamerica que foi gravado aqui no país com a participação de alguns artistas locais e explorou ainda mais as suas raízes latinas. Eles também já foram indicados duas vezes ao New Zealand Music Award na categoria melhor álbum de música raiz.

Atualmente, a Latinaotearoa está em processo de divulgação de seu terceiro mais recente álbum, intitulado Influencis et Collabis que, como o nome sugere, possui uma série de colaborações especiais com artistas latino-americanos e também neozelandeses. Aproveite para ouvir as faixas do novo álbum agora mesmo e conhecer ainda mais o trabalho dessa banda que certamente crescerá ainda mais nos próximos anos.

A música conecta.


RELATED POST

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSTAGRAM
SIGA-NOS