Skip to content
A música conecta

Case | Toolroom

Por Manoel Cirilo em Case 16.07.2019

A música eletrônica atinge grandes proporções ao redor do globo e exemplos de gravadoras que desempenham um importante papel dentro dessa indústria com seu trabalho curadoria musical podem ser encontrados por toda parte. Ainda assim, as principais labels que possuem grande destaque internacional são poucas e existe uma coisa em comum entre todas elas para garantir seu sucesso: não se trata apenas de música de qualidade. Identidade forte, relação próxima com os fãs e apoio a projetos que fomentam o cenário eletrônico mundial são alguns dos diferenciais apresentados pela gigante Toolroom.

O selo inglês foi criado em 2003 pelo DJ e produtor Mark Knight e seu irmão Stuart Knight. Desde o início das atividades a Toolroom se dedicou em atingir um ritmo acelerado de lançamentos e em pouco tempo se tornou uma das principais referências em lançamentos dos gêneros house e tech house, ganhando credibilidade no mercado internacional. Até hoje a label possui um alto volume de produções e mantém um calendário recheado de lançamentos sem perder sua conhecida qualidade.

Além da atenção dada aos lançamentos assinados pela label, outra grande característica que contribui para o renome da Toolroom é seu modelo de negócio que busca estar em constante contato com os consumidores de música eletrônica e fãs de seu trabalho. Entre essas iniciativas estão os eventos realizados em diferentes partes do mundo, showcases em diferentes clubes e festivais, um programa de rádio liderado por Mark Knight que atinge mais de 16 milhões de ouvintes semanalmente e um programa de TV dedicado à cultura da dance music.

A gravadora também é responsável pela criação do documentário “10 anos de dance music”, que retrata a evolução dessa indústria de 2003 a 2013, lançado como parte da ação de comemoração aos 10 anos de label. Desde 2015 a Toolroom oferece diferentes treinamentos online em mixagem, masterização, produção e outros pilares de formação para novos artistas ou aspirantes por meio da Toolroom Academy, criada em parceria com a plataforma virtual de educação musical FaderPro.

No final de 2018, a Toolroom levantou mais uma importante bandeira com a criação do projeto #WeAreListening, que conecta artistas mulheres em um programa de mentoria musical realizado na Inglaterra e também por meio de um grupo fechado no Facebook para que artistas femininas ganhem cada vez mais espaço dentro da indústria eletrônica. O projeto idealizado pela gestora de comunidade da label, Victoria Smith, já teve duas edições que levaram nomes como Phoebe d’abo e Maxine German a lançarem pela label e, segundo ela, a intenção é expandir o programa para outros lugares do mundo no futuro.

Como dissemos no início, não é apenas sobre música de qualidade, mas sim do quanto esse trabalho pode contribuir para o fomento da cultura eletrônica e de como ele pode impactar positivamente na vida de quem é atingido por ele. No caso da Toolroom, iniciativas não faltam para sustentar seu compromisso com a dance music mundial e pela busca de uma maior união entre os diferentes segmentos pelos quais ela se desdobra.

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024