Skip to content
A música conecta

D.A.V.E. The Drummer is back! Britânico toca no D-EDGE nesta quinta

Por Marllon Eduardo Gauche em Notícias 04.12.2019

Todos os artistas que surgem no atual cenário eletrônico underground não fazem ideia de como as coisas realmente eram no início dos anos 90, em Londres, onde muitas das festas aconteciam de forma ilegal e secreta, sem grandes divulgações. Claro, sabemos hoje através da internet, lendo reportagens e conteúdos especiais de pessoas que vivenciaram aquela época na pista, tanto que muito do que vemos hoje deve-se a este movimento, responsável por espalhar o techno mundo afora.

Entre uma dessas pessoas está Henry Cullen, ou melhor, D.A.V.E The Drummer (DTD), britânico que eclodiu deste movimento e veio a se tornar um personagem fundamental nessa história, ajudando a pavimentar a estrada que muitos percorrem atualmente. No ano de 1997, ele fundou sua própria gravadora, Hydraulix, que de certa forma serviu como uma expansão de suas ideias, permitindo que ele mostrasse seu talento como produtor; em pouco tempo ela tornou-se parte fundamental na cena underground britânica e mundial, preenchendo uma lacuna entre o acid techno e um som mais obscuro que ele estava experimentando.

A força sônica da gravadora fez muito sucesso nos anos 2000 e ainda está atuando com força total nos tempos atuais, volta e meia com faixas aparecendo no top de hard techno do Beatport. Aqueles que puderam presenciar os sets de DTD no passado, ultrapassando os 145 BPMs, hoje não terão o mesmo prazer, já que ele está apostando numa velocidade um pouco mais reduzida, visto que seu estilo sonoro atual transformou-se junto com a evolução da cena – o que não torna sua identidade sonora menos interessante.

+++ Leia também nossa conversa com Chris Liberator

Dos prédios e galpões abandonados aos grandes clubs, Cullen ainda se mantém totalmente ativo na cena mesmo após quase 30 anos de carreira, acumulando mais de 300 releases até então e marcando presença em grandes gravadoras da indústria techno, como Fine Audio, Noom, Reklusive, Naked Lunch, Phobiq, ElektraxTechburst, além de seus outros dois selos, Apex e Mutate To Survive.

Nesta quinta-feira (05), o britânico se apresenta mais uma vez em uma noite Moving do D-EDGE, ao lado de Stéfano TT e também do duo STARK. Se você é fã de techno e quer sentir um pouco da atmosfera sonora que rolava na cena dos anos 90 através do som de D.A.V.E., garanta seu ingresso antecipado aqui e descanse bem, porque a noite promete ser intensa.

+++ D.A.V.E. The Drummer falou com a gente em 2018 numa entrevista exclusiva!

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2024