Skip to content
A música conecta

Faixa a Faixa | Awka – EP Fauna [Akbal Music]

Por Laura Marcon em Faixa a faixa 11.02.2020

Diferentemente das histórias que costumamos contar por aqui, Diego Alves Canellas, hoje conhecido como Awka, deu início a sua relação com a música em solo internacional, em Munique, tendo seu primeiro contato com sintetizadores logo aos quinze anos. Sua mentalidade e percepção jovial em relação à música o fez buscar as formas mais atuais e modernas dentro dessa arte e não demorou muito tempo para que ele começasse a se aventurar como DJ em clubs locais.

De volta à terra natal, Awka percorreu um belo caminho em solo brasileiro, se apresentando em festas e clubs renomados e aprimorando cada vez mais as habilidades como produtor. A novidade agora é seu mais novo EP intitulado Fauna, lançado pela gravadora mexicana Akbal Music, disco que antes mesmo de chegar às plataformas de venda já recebeu apoio de nomes importantes como Blond:ish, Pablo Bolívar, Sasha, Sam Shure, Mitch Oliver, Armen Miran, Nick Warren e Facundo Mohrr — este último vem espalhando a faixa Ventos do Norte em diversas pistas de dança por aí.

+++ Após conquistas e glórias, Nick Warren mantém seu foco no futuro. Leia entrevista exclusiva

O EP também tem conquistado grande visibilidade no Beatport, estando entre os top 100 releases da plataforma. A convite do Alataj, Diego vem comentar cada uma de suas criações e também do remix que integra o projeto em nossa coluna Faixa a Faixa:

Awka

Ventos do Norte | Há algum tempo já havia despertado a vontade de trabalhar em cima de vozes brasileiras, valorizando a nossa cultura e principalmente a nossa língua que, se comparada ao inglês por exemplo, é muito pouco aproveitada no mercado da música eletrônica.

Quando notei a perfeita sintonia entre a base mais recente que havia iniciado e a voz da “Sangue Latino” foi um choque. Busquei algumas percussões as quais achei que dariam o balanço necessário e a cada elemento inserido tinha mais certeza de que sairia algo notório. Tive também a ideia de preencher o fundo com um sub reto, de poucas variações para dar ainda mais peso. O resultado foi uma track sólida, potente e que consegue captar a atenção de diversos tipos de público.

Fauna | A segunda track aceita pelo Robbie foi essa e nela eu tentei aproveitar alguns elementos da “Ventos do Norte” visando a perfeita combinação com um lindo Kalimba que já havia achado. O nome foi pensado justamente devido a utilização de diversos elementos orgânicos, como o próprio Kalimba que se estende ao longo de quase todo o arranjo. Além de tudo, ela ganhou um fundo especial com o som real de uma floresta na África.

Ventos do Norte (Amadori Remix) | Resolvi escolher o argentino Amadori para ser o remixer pois temos muita sintonia e ideias similares na construção das nossas tracks. Ele conseguiu criar uma atmosfera mais límpida que no final se traduz em um som tropical, percussivo e ao mesmo tempo inteligente.

Uma coisa interessante é que ele conseguiu desenvolver um arranjo bem mais melódico, o que pra mim foi quase impossível, pois optei por utilizar a voz completa e não queria sujá-la com nenhum instrumento em sincronia. Belo trabalho desse cara que muito admiro!

A música conecta.

+++ Também pela Akbal Music, Albuquerque e CANCCI lançaram o EP Chasing Time

A MÚSICA CONECTA 2012 2024