Skip to content
A música conecta

BaianaSystem e Gilberto Gil lançam álbum ao vivo gravado para 30 mil pessoas no ano passado

Por Manoel Cirilo em Notícias 06.05.2020

De um lado, uma das lendas da música brasileira com mais de 50 anos de carreira e o precursor de importantes movimentos da cena cultural nacional, com especial destaque para o Tropicalismo. Do outro, uma banda que em pouco mais de 10 anos conquistou o país inteiro com suas letras afiadas e uma estética sonora que mescla estilos como o Rock, Reggae, Ijexá, Afrobeat e mais. Ambos conectados por um forte posicionamento político, lutas em prol de sua ancestralidade africana e admiração mútua.

Gilberto Gil é uma das maiores referências para o trabalho do BaianaSystem e se juntar ao mestre no palco era um desejo antigo da banda, que foi realizado em novembro do ano passado durante o projeto Encontros Tropicais organizado pela cervejaria Devassa no Parque de Exposições de Salvador. O show para mais de 30 mil pessoas deu origem ao álbum Gil Baiana, ao vivo! lançado no dia 30 de abril. 

O lançamento de um álbum ao vivo carrega uma importância especial frente ao momento que vivemos atualmente e à incerteza de quando poderemos nos juntar a outras pessoas para prestigiar um artista que gostamos novamente, sem a distância de uma tela. Poder compartilhar a emoção de um encontro como esse feito para uma multidão de fãs permite que possamos mergulhar, mesmo que só por meia hora, em uma realidade um pouco diferente e na sensação de estarmos juntos de novo.

Durante uma transmissão ao vivo feita pelo Youtube no dia do lançamento do álbum, Gil e os representantes do BaianaSystem, Russo Passupasso e Roberto Barreto, refletiram sobre o significado de divulgar o novo álbum em meio à pandemia da Covid-19. A cada dia descobrimos novas formas de transformar nossas experiências e promover os encontros que são importantes para nossa relação humana. E assim faremos até sairmos juntos do outro lado. 

Ao ser questionado por Passupasso sobre a diferença que sentia entre tocar ao vivo nos palcos e nas transmissões feitas pela internet, Gil respondeu que “a condensação de corpos, a quantidade de rostos sorrindo pra você, as danças… Tudo aquilo é um campo energético completamente diferente do que se tem aqui (no ambiente virtual)” e completou mencionando que, apesar disso, “a música é o que nos une aqui e junta tudo isso”.

O novo álbum é composto por sete faixas divididas entre composições de Gilberto Gil, do BaianaSystem e o clássico Is This Love, de Bob Marley, que abriu o show feito em Salvador. Gil Baiana está disponível nas plataformas digitais e ganhou também uma versão em vinil 12” distribuída pelo serviço de assinatura de discos Noize Record Club. Quem assina a capa do álbum é Filipe Cartaxo, artista que também desenvolveu a identidade visual do BaianaSystem. 

Ouça:

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2025