Nós já tivemos a oportunidade, em uma entrevista realizada com Hannes Bieger, de conhecer um pouco mais profundamente sobre sua vida e a grandeza do seu trabalho. Não apenas em relação à técnica de alto nível que o acompanha por suas habilidades como engenheiro de som renomado, mas também à capacidade de aliar isso ao talento musical. Ao longo de sua carreira, Hannes também já realizou boas parcerias com outros artistas talentosos e, em especial, com compositores e cantores.
+++ Alataj entrevista Hannes Bieger
Um exemplo pode ser a recente colaboração com Francesca Lombardo na faixa A Million Souls e anteriormente com Juan Hansen na faixa Stars. Agora, o artista vem novamente trabalhar em conjunto com Juan em um novo projeto intitulado Burn Your Love, que faz parte do seu novo EP lançado pela Bedrock no dia 12 de junho. Com tantas colaborações que deram certo, decidimos saber mais sobre as ideias e métodos envolvidos na criação dessas obras vocais, por isso pedimos a Hannes que compartilhasse algumas dicas em relação a este tema. Acompanhe.
Hannes Bieger – Burn Your Love EP (Bedrock) [compre aqui]
Hannes Bieger
Preparação
Uma colaboração na produção musical é sempre uma grande coisa – desde que corra bem. Como produtor colaborando com um vocalista, você tem em suas próprias mãos se o resultado será ótimo ou não. A chave é a preparação. Na maioria dos casos, você trabalha em uma faixa e, em algum momento, decide que precisa de vocais. Você deve se certificar de que a faixa de fundo que você criou seja adequada para escrever vocais. Isso significa que, normalmente, você precisa de um conceito claro em termos de acordes e harmonias que na verdade estão convidando a criar algo no topo.
O arranjo deve fornecer espaço aberto suficiente para que o vocal se encaixe, mas ao mesmo tempo, dê alguma orientação musical. É extremamente difícil escrever linhas vocais em cima de paisagens sonoras modulares e desarmônicas, por exemplo. Se você quiser justapor um mundo desse som com uma voz humana, pode ser uma boa ideia adicionar alguns pads ou acordes ao arranjo para o vocalista recorrer. Você ainda pode removê-los quando os vocais estiverem no lugar. Além disso, você deve ter uma ideia de que tipo de voz se adequaria à sua faixa e procurar um vocalista de acordo. Normalmente, não há muito a ganhar ao tentar fazer algo que simplesmente não se encaixa.
Idealmente, você também deve ter uma ideia básica do espaço que o vocal deve ocupar na faixa. Isso tornará muito mais fácil a comunicação com o vocalista. Você quer uma música completa ou apenas algumas falas? É melhor entrar na mesma página antes de começar a gravar os vocais, caso contrário, haverá muito espaço para decepção dos dois lados.
Hannes Bieger feat Juan Hansen – Burn Your Love
O processo criativo
Em muitas situações, você irá colaborar online e trocar arquivos pela Internet. O bom é que você não precisa se preocupar com o processo de gravação real neste caso. A gravação de vocais é uma tarefa delicada que não apenas exige algum equipamento técnico – começando com microfone e pré-amplificador decentes, uma configuração de monitoramento de fone de ouvido sem latência, uma sala um tanto tratada que é isolada contra muito ruído externo e também bastante som seco. O processo de gravação também requer algumas habilidades de comunicação delicadas. Você quer guiar o navio na direção que deseja seguir, mas ao mesmo tempo incentive o talento na frente do microfone a derramar seu coração – o que normalmente só funciona bem quando o cantor se sente à vontade com a situação real da gravação e a direção musical para onde você está indo.
Isso é algo que não pode ser dominado do dia pra noite, mas quando você cresce junto com um vocalista, pode ganhar experiência e se tornar um ótimo time ao longo do tempo. Pode ser muito mais imediato e criativamente recompensador trabalhar juntos na mesma sala, em vez de apenas trocar arquivos, mas exige mais esforço do seu lado. Basta escolher o fluxo de trabalho que melhor lhe convier ou desafiar a si mesmo e estar pronto para aprender algo novo! De qualquer forma, quando você colabora, você desiste do controle até certo ponto – e o aspecto principal é ver isso como um recurso e não como um bug!
Hannes Bieger feat. Francesca Lombardo – A Million Souls
Misturando vocais
De certa forma, mixar vocais é muito diferente e mais difícil do que misturar sinais de sintetizador. Há duas razões para isso. Antes de tudo, os vocais são sinais muito complexos com amplas faixas dinâmicas e de frequência, por isso são difíceis de controlar algumas vezes. Por outro lado, temos um grande noção de quando uma voz humana soa boa ou ruim, mesmo em uma gravação – e isso ocorre porque todo ser humano, não apenas os engenheiros de som, cresceu ouvindo vozes humanas desde os primeiros dias de vida.
Na produção de música eletrônica, podemos ver isso de duas maneiras. É uma coisa, gravar e mixar uma faixa vocal para que pareça boa, suave e natural, e é claro que nesses gêneros também somos livres para alterar o som e transformá-lo em outra. Se parece certo, está certo, afinal. Existem muitos detalhes em uma gravação vocal “adequada”, que são muito gratificantes para acertar. Como aplicar a quantidade certa de compressão, que torna o som mais rico e denso, mas não muito agressivo de maneira desagradável? Que tipo de EQ precisamos? Quando empregar um de-esser? Quais reverbs e outros efeitos espaciais se adaptam ao meu som? Posso substituir ou reduzir a compactação com alguma automação de pista inteligente? Quando e como duplicar uma faixa vocal? Como tratar harmonias?
Existem muitas perguntas e as respostas excederiam o espaço que estamos tendo aqui. O que quero dizer é o seguinte: existem muitos bons tutoriais por aí. Faça coisas, ganhe experiência, aprenda com seus erros e siga em frente! Essa é uma longa jornada, mas você aprenderá muito que também pode ser muito útil em outras partes do processo! E em caso de dúvida, não há mal em procurar ajuda e conselhos. Marque uma sessão de mixagem com o engenheiro de sua escolha, observe os ombros deles e não tenha medo de fazer perguntas. Isso não é fácil, mas também não é ciência espacial. E o mais bonito é que, na produção musical, a música simplesmente diz quando é ótimo. Tudo que você precisa fazer é ouvir!
Hannes Bieger feat. Juan Hansen – Stars
A música conecta.