Skip to content
A música conecta

Faixa a Faixa | Kevin McKay – Summer Of Love [Glasgow Underground]

Quer falar de qualidade e consistência de lançamentos dentro da House Music? Então precisamos enaltecer o trabalho da Glasgow Underground, gravadora britânica que foi fundada em 1997 por Kevin McKay. Logo no início, ele resolveu pausar seus trabalhos para dar o start em outro selo, Breastfed, ao lado de Mylo, mas retornou com a Glasgow em 2011 para ocupar a posição de referência dentro do cenário. Agora o selo chega ao seu release de número 500 assinado no formato de álbum pelo próprio headlabel.

Summer Of Love é um disco super importante não só para sua carreira, mas também para a história contemporânea da Dance Music por alguns motivos. Comumente álbuns são produzidos e divididos em dois campos: artísticos/conceituais ou voltados aos clubs, geralmente sem remixes também. Mas este release faz uma mescla dos dois universos: “Todas as faixas desse álbum foram produzidas ou remixadas por mim e as faixas que foram remixadas por outros, foram encomendados por mim também”, ou seja, reflete 100% da sua visão enquanto artista, mas com a possibilidade de serem tocadas nos clubs.

Ficou afim de ouvir? É só dar o play enquanto abaixo enquanto você confere os detalhes de cada produção pelas palavras do seu criador. Obs.: coloque no volume máximo para sentir a experiência completa, de preferência.

Kevin McKay

Lambert & Handle – Get In Love (Right Now) (Kevin McKay Remix) | Esse é o remix que fiz para a faixa de Lambert & Handle Get in Love (Right Now). Estou curtindo Disco neste momento e esse está repleto de sons dos anos 70.

Kevin McKay and Joshwa (UK) – Such A Good Feeling (Earth n Days Remix) | Uma dos cases de sucesso da House Music esse ano foi a dupla húngara Earth n Days. A versão de Viktor & László para o clássico Just Be Good To Me de SOS Band permaneceu nAs charts desde seu lançamento em fevereiro. Gosto muito do som deles e do fato de que alguns de seus primeiros lançamentos foram para a Glasgow Underground. Achei que eles seriam perfeitos para produzir essa versão de Such a Good Feeling que Joshwa e eu produzimos. Antes do lockdown, essa era uma das maiores faixas dos meus sets.

Junior Jack – E Samba (The Cube Guys & Kevin McKay Remix) | Eu amo o som de produção do Cube Guys. Eles são uns dos poucos produtores que entregam beats como os grandes beatmakers dos anos 90 (Mood II Swing, Masters at Work, BOP). Nos encontramos no ADE e conversamos por um tempo sobre produzirmos juntos. No mesmo momento em que lançamos o remix de Matt Sassari para Junior Jack eu estava planejando fazer um remix para E-Samba. Um dia no estúdio experimentei um beat de Cube Guys nos vocais de E-Samba e funcionou perfeitamente. Esse remix foi finalizado logo em seguida.

Kevin McKay and Moreno Pezzolato – 1, 2 Step (Kevin’s Disco Mix) | A primeira versão de 1,2 Step que fiz foi uma edição atrevida com o piano de Give Me Your Love de Sylvia Striplin e o vocal original de Ciara. Quando recriei o vocal com Moreno, eu quis uma versão que tivesse a mesma sensação disco, o tipo de faixa que tocaria no I Feel Love em Londres. É isso.

Mallin and Kevin McKay – Lose Your Love | O sucesso de Mallin esse ano nas charts de Deep House tem sido lindo de ver. Isso se deve principalmente ao fluxo constante de grandes lançamentos na Hungarian Hot Wax, gravadora de Sam Dexter (A&R da Glasgow Underground). Atualmente ele é um dos 10 melhores artistas do gênero. Coisas surpreendentes de um produtor que mal era conhecido há alguns anos. Eu o ajudei com alguns projetos esse ano e me envolvi nessa faixa bem no começo. Tem sido muito legal explorar sons mais profundos novamente, isso me lembra o tipo de House que me fez entrar na Dance Music no início dos anos 90. Essa foi lançada na gravadora de Sam e ele gentilmente me apoiou para o álbum.

Kevin McKay and Rozie Gyems – Pearls | No final dos anos 90, havia um monte de bootlegs das músicas mais famosas de Sade. Um dos meus preferidos era um suposto remix de Pearls do DJ Duke lançado em um selo prateado com a marca Somalia. Recentemente desenterrei todos os meus vinis antigos, esperando poder reproduzi-los novamente, mas sem sucesso. Isso me inspirou a fazer minha própria versão para tocar, pedi ao time por trás de nosso incrível Paradise rework para gravar duas das minhas músicas preferidas de Sade. Essa é a primeira, minha versão de Pearls apresentando a brilhante Rozie Gyems.

Flashmob – Deeper Underground (Kevin McKay Remix) | Um dos meus períodos favoritos da House Music é o final dos anos 90, quando os produtores de Nova York levavam as coisas de maneira profunda e sombria. Era perfeito para Glasgow, a cidade em que eu tocava na época. Produtores como Junior Vasquez, Danny Tenaglia, Roger Sanchez e David Morales (com seus mixes Red / Deadzone) criaram faixas que permaneceram fiéis às raízes Funk e Disco da House Music, mas eram residentes o suficiente para o público Here We, Here We, Here We F ** King Go de Glasgow. Uma das faixas de destaque foi o rework de Roger Sanchez para Deeper Underground, de Jamiroquai, e quando Flashmob me enviou uma faixa reinventando a mesma música em um estilo parecido com o que eu estava. Assim que sua versão foi lançada, comecei a trabalhar em uma mix mais percussiva com sabor que me levou de volta ao House progressivo do início dos anos 2000.

Tanera – Magic Underwear (Kevin McKay Remix) | Tanera é o projeto de House da lenda do Techno escocês, Gary Beck. A versão original de Magic Underwear lançou em 2017 e foi tocada por nomes como Felix Da Housecat, Hi-Fi Sean, Eats Everything e Marco Carola.

É uma das minhas favoritas e eu adoro seu groove em looping, quase Moroder-ish, com acordes jazzísticos de NY / NJ. Para mim, é como um cruzamento entre a mix Paradise Garage de Riva Starr, que a Defected relançou recentemente e o Tech-gospel marcante de Floorplan. Se você perdeu na primeira vez, pode conferir aqui. Para minha mixagem, peguei os vocais matadores e a energia de NY, assim fui para um groove de sintetizador Chicago / Detroit.

Kevin McKay – Come Together | Existiram algumas versões House/Club para essa música do Beatles. Jamie Jones fez em 2017 e, mais recente, Robbie Doherty soltou uma versão no YouTube. Embora ambos fossem bons, nunca senti que algum deles fosse entregar um grande início de festa, então recriei todas as partes e fiz minha própria versão.

Kevin McKay and Lee Cabrera – Gimme Gimme Feat. Bleech (Club Mix) | Para a edição de maio de I Feel Love, a festa que toco na Garagem de Mick em Hackney, eu estava procurando algo marcante. Meu rework para I Feel Love hitou e eu queria algo tão grande quanto. Ali, o residente e promotor estava tocando o re-edit de Voulez Vous de Bobby Cooper com grande repercussão e isso me fez pensar no ABBA. Eu fiz a mesma coisa que tinha feito com Donna Summer em Gimme Gimme Gimme e levei comigo. Foi sem dúvidas a maior música da noite e tem crescido mais e mais a cada mês. 

Conforme o verão seguia, eu vi que Folamour estava lançando uma versão (notavelmente no Fly Open Air na Escócia) e Mousse T & Purple Disco Machine começaram a tocar o edit de Mighty Mouse do ano passado Midnight Mouse. Então, veio o ADE e eu encontrei Lee Cabrera para falar sobre seu projeto Fader Pro. Acontece que ele estava trabalhando em uma versão também e ela bombou quando ele tocou na festa de de Flashmob no barco. Eu mostrei minha versão e decidimos tentar refazê-la juntos. Eu nunca lançaria um cover se preferisse tocar a edição original, mas, com isso, acho que nós três fizemos justiça a essa música.

Paul Rudder and Cøhen – Flowers At My Balcony (Kevin McKay Edit) | Flowers At My Balcony de Paul Rudder & Cøhen é um dos meus discos favoritos que lançamos na GU nos últimos meses. O antigo produtor da Exploited entregou um disco brilhantemente cru que me parece uma grande faixa de Moodymann ou um dos velhos samples de Romanthony. Antes do lockdown, toda vez que eu tocava, a reação era gigante. Tem uma combinação perversa de sensações exuberantes e muita energia. Eu esperava que fosse um verdadeiro sucesso, mas, para mim, parecia um pouco calmo, então fiz esse edit para focar no que tinha de melhor.

CASSIMM and Kevin McKay – Save Me (Qubiko Remix) | Esse é um remix que saiu de uma viagem à cidade natal de Qubiko, Bari, ano passado. Qubiko produziu dois dos discos que mais toquei ano passado (Mono Tono e seu remix para To Love de Sonny Fodera / Shannon Saunders), por isso fiquei ansioso para encontrar ele e conversar sobre música. Acabamos trabalhando juntos em um remix de Funkerman e ele foi uma escolha óbvia para remixar minha música com CASSIMM Save Me. Ele entregou um House hipnótico que complementa o vocal perfeitamente.

Sam Dexter, Elliotte Williams-N’Dure – Real Love (Kevin McKay Edit) | Real Love é uma collab com o cantor londrino Elliotte Williams N’Dure e é um rework de Drizabone no início dos anos 90. A original de Sam envolve o vocal excelente de Elliotte em uma batida acelerada e acordes exuberantes. Eu amo a música e os vocais, mas ouvi um groove diferente que poderia funcionar melhor em meus DJ sets, então Sam gentilmente me deixou fazer esse edit.

Kevin McKay, Tom Caruso – Freak Like Me (Kevin’s ViP Edit) | Quando eu e Tom Caruso trabalhamos a primeira vez em Freak Like Me, meu primeiro pensamento foi de que o vocal se adequaria a esse ritmo hipnótico prolongado, mas não importa o quanto eu tentasse, não consegui que se encaixasse. Ainda gosto muito da mix influenciada por Richard X / Gary Numan que fizemos, mas estava incomodado por não termos conseguido acertar o groove. Então, passei mais algumas noites trabalhando nisso e consegui inspiração de um som do pacote de samples da Saved Records. Depois que acertei o groove, tudo se encaixou rapidamente. Eu fiz durante o lockdown, então estou morrendo de vontade de ouvi-lo na pista, é pesado!

David Penn and Kevin McKay – Hallelujah (Odyssey Inc. Remix) | Quando fiz minha primeira demo de Hallelujah para enviar para David Penn, ela tinha muito mais energia e sempre imaginei essa música como um começo de festa absoluto. Quando David me mandou de volta seu groove profundo de piano, me senti tão bem que simplesmente aceitei. Dito isso, eu sempre quis uma mixagem de peak-time e, embora tenha tentado conseguir isso com remixes, nenhum deles realmente atingiu o objetivo. Até agora. Odyssey Inc. arrebentou.

Para mim, o single deles para GU (Keep On Dancin) é uma das faixas mais legais que lançamos ano passado e esse é o meu mix preferido de uma das preferidas que produzi.

A música conecta.

A MÚSICA CONECTA 2012 2025